Topo

Negociação por Mano enfraquece Pelaipe, e Flamengo já mira substituto

O diretor de futebol Paulo Pelaipe não participou diretamente da contratação de Mano Imagem: Rodrigo Paradella/UOL Esporte

Rodrigo Paradella e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/06/2013 06h02

A contratação de Mano Menezes pelo Flamengo mostra que o prestígio do diretor de futebol Paulo Pelaipe nos bastidores diminui a cada dia. Excluído das negociações que definiram a assinatura com o novo treinador, o dirigente não tem bom ambiente no clube. A alta cúpula da Gávea já conta até mesmo com um novo preferido para substituí-lo: Felipe Ximenes, atualmente no Coritiba. Oficialmente, porém, o Rubro-negro nega a situação.

Apesar de ter assumido em janeiro com total autonomia para comandar o futebol, Pelaipe não participou da negociação com o novo treinador rubro-negro. A exclusão aconteceu mesmo com o profissional tendo boa relação com Mano Menezes. O técnico tratou diretamente com membros do conselho diretor do Flamengo, como Wallim Vasconcellos, Luiz Eduardo Baptista e Rodrigo Tostes, vices de futebol, marketing e finanças, respectivamente.

O nome de Pelaipe vem perdendo força no Flamengo nas últimas semanas. A alta cúpula não enxerga com bons olhos as grosserias do dirigente com subordinados e a insistência com Carlos Eduardo, contratação feita pelo profissional. Os resultados em campo também não contribuíram para o relacionamento entre os mandatários e o executivo do futebol.

Com Paulo Pelaipe em xeque, o Flamengo já mira o possível substituto. O superintendente de futebol do Coritiba, Felipe Ximenes, agrada pelo bom trabalho realizado no time paranaense nos últimos anos. Mesmo com um orçamento menor que o do Rubro-negro, o dirigente levou a equipe da Região Sul às boas campanhas nas Copas do Brasil de 2011 e 2012, anos em que ficou com o vice da competição.

Pesa a favor do Rubro-negro a vontade de Ximenes de voltar a trabalhar no Rio de Janeiro. O profissional já teve passagens por Vasco, Fluminense e Botafogo, além de ter sido sondado pela própria diretoria do Flamengo antes do acordo com Paulo Pelaipe, em dezembro. Na ocasião, o time da Gávea competiu com o Cruzmaltino para tirá-lo do Coritiba, mas ambos fracassaram na tentativa. A volta do ídolo Alex à equipe paranaense e o projeto ambicioso do Alviverde podem causar mais uma recusa do executivo, que chegou ao clube há quatro anos.

A troca seria uma atitude extrema dos dirigentes após a piora nas relações. Há quase dois meses, a alta cúpula tentou uma solução mais branda e sondou o ex-zagueiro Fabio Luciano para assumir uma posição intermediária, de supervisor de futebol. A intenção era dividir o comando e reduzir o autoritarismo de Pelaipe. A ideia, no entanto, não avançou devido a compromissos profissionais do ex-atleta.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Negociação por Mano enfraquece Pelaipe, e Flamengo já mira substituto - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol