Topo

Conselho do Santos quer investigar na Espanha a venda de Neymar

Acerto de Neymar com o Barcelona em 2011 gera polêmicas na Vila Belmiro Imagem: EFE/Toni Albir

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

06/06/2013 13h00

A revelação do Barcelona, da Espanha, de que teria assinado pré-acordo com Neymar pouco antes da disputa do Mundial de Clubes da Fifa, em  dezembro, de 2011, caiu como uma “bomba” na Vila Belmiro. O clube espanhol informou posteriormente que o valor não foi depositado na conta do jogador, conforme relatou o UOL Esporte nesta quinta-feira. Mas o Conselho Deliberativo do clube considerou estranho o caso e analisará toda a operação articulada em 2011.

Os conselheiros exigem mais transparência do Comitê Gestor do Santos em relação à venda de Neymar, e pedem para o presidente do Conselho, Paulo Schiff, autorizar a ida do Comitê Fiscal à Espanha, para investigar como foi realizada a transferência do craque para o time catalão.

José Rubens Marinho, ex-dirigente do Santos, e um dos conselheiros mais respeitados do clube, já enviou um ofício ao presidente do Conselho. No documento, Rubens Marino, que apoiou o presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro nas últimas eleições, lembrou que o Comitê Gestor não está cumprindo o seu principal discurso de campanha eleitoral - priorizar a transparência em sua administração.

O Barcelona publicou em seu site oficial na terça-feira que Neymar teria recebido sinal de 10 milhões de euros (R$ 28 milhões), que seria pago em três anos. A notícia ganhou enorme proporção, sobretudo porque Neymar teria, portanto, atuado no Mundial de Clubes de 2011 já acertado com o Barça.

Mas o clube catalão atualizou sua página na internet informando que o adiantamento não chegou a ser depositado.

O Conselho santista questiona também um possível processo da DIS, braço esportivo do Grupo Sonda, contra o clube, as comissões em contrato para Neymar pai e até a presença dos funcionários do Santos na apresentação do atacante ao Barcelona, na última segunda-feira.

O UOL Esporte teve acesso ao documento elaborado pelos conselheiros.

“A transação do Neymar precisa ser colocada para a sociedade santista com toda clareza, pois foi nosso compromisso de campanha; Motivado pela informação da mídia, a DIS, braço esportivo do Grupo Sonda, está ameaçando o Santos de um novo processo. Tem que ser evitado; Os 10% de comissão ao Neymar pai nunca foi esclarecido ao Conselho; O Barcelona está informando que pagou ao Neymar 10 milhões de euros em novembro de 2011, justamente as vésperas do Mundial do Japão e que o presidente do Santos teria autorizado – muito estranho; O Santos tinha vários funcionários seus a serviço do Neymar em Barcelona, o que é irregular,já que o atleta não tem mais direito ao assessoramento do Santos”, diz o texto.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conselho do Santos quer investigar na Espanha a venda de Neymar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol