Topo

Menos professoral agora, Tite vê Barça à frente e diz que Corinthians encara Real e cia

Tite em entrevista ao UOL; técnico crê que Corinthians pode repetir as façanhas de 2012 Imagem: Gustavo Franceschini/UOL

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

01/02/2013 06h00

Tite impressionou quando surgiu, passou anos tentando se firmar e finalmente virou ídolo da segunda maior torcida do país. No melhor momento da carreira, ele mantém um discurso humilde, mesmo sendo um forte candidato a técnico da seleção após a Copa do Mundo de 2014. A retórica só vira confiança ao falar do seu Corinthians. O técnico campeão da Libertadores e do Mundial rasga elogios ao Barcelona e acha que pode disputar com Real, Bayern e companhia.

“Em termos gerais, coloco o Barcelona sempre um ponto acima dos demais. Os outros todos eu coloco que dá para brigar, mas o Barcelona está à frente”, diz ele, que vê no time catalão uma filosofia de jogo que já dura décadas.

Está longe de ser a opinião de um leigo. Tite ganhou a Copa do Brasil de 2001 de forma surpreendente com o Grêmio e viveu um hiato na carreira até o título da Sul-Americana, pelo rival Inter, em 2008. Neste período, ele viveu passagens turbulentas por Palmeiras, Atlético-MG e até pelo próprio Corinthians.

Para não se tornar mais um treinador comum, foi conhecer novas escolas de futebol e se reciclou para ter a chance de brilhar em São Paulo, o mercado mais atraente para os técnicos.

Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, ele fala sobre as dificuldades que viveu no caminho até o Japão, os bastidores da conquista e os planos para o futuro, que passam pela seleção brasileira.

 

UOL Esporte: É possível repetir o sucesso desse 2012 quase perfeito?

Tite: Eu não posso te dizer: ‘olha, me dá a fórmula da vitória’. Ninguém tem essa condição, mas algumas coisas básicas eu tenho como convicção. A qualificação profissional do grupo de atletas e das pessoas que trabalham no Corinthians é uma delas. Isso é fundamental. [A gente] terminou 2012 com todas as conquistas, com todos os méritos, as homenagens ainda se colocando, mas o pensamento é no Paulista e na Libertadores que se reiniciam.

UOL Esporte: No seu dia a dia, o comportamento dos jogadores é uma preocupação, especialmente dentro de campo?

Tite: Eu cobro, peço, mostro. Eu gosto de vencer e confesso que tenho dificuldade de lidar com a derrota. Mas todos são assim. O que eu gosto de passar e quero passar é o não vencer a qualquer custo. É vencer por ser melhor, tecnicamente melhor, fisicamente melhor, melhor em termos táticos. Isso para mim tem peso. Não simula ali porque vai me f... [ele ensaia um palavrão, mas recua] Vai me ferrar. Vou cobrar do árbitro e o cara vai dizer: ‘está vendo lá o que aconteceu’?

UOL Esporte: Mas você cobra o Neymar e depois um jogador seu, como o Jorge Henrique, vai lá e faz igual. O quanto isso te irrita?

Tite: Eu não quero tocar no nome Neymar, porque de repente as pessoas vão ouvir e interpretar. Eu não tenho esse direito porque não é meu atleta. Fui competir contra ele e reclamei de uma situação para o jogo. O que deva se dizer a ele, o que se deve orientar, aí é o Santos, são as pessoas que trabalham com ele, é a crônica, a mídia. Eu não tenho esse direito, só quando vou jogar contra. Com o Jorge Henrique, com o Emerson, por vezes acontece. Neste último jogo [contra o Mirassol], por exemplo, aconteceu com o Nenê [Bonilha]. Ele caiu e eu digo: ‘Levanta, pô, não foi nada, vai embora’. E trago para eles, reitero. Quando há falta, caracteriza, porque eu também vou cobrar. Mas quando não é, não faça, vai ficar ruim pra você e para a equipe.

UOL Esporte: E fora de campo, o comportamento dos jogadores também é uma preocupação?

Tite: É, mas eu sei dos meus limites. Sou o técnico que procura dar exemplos. Mais do que falar, dar exemplos. Eu sou ex-atleta. Quando eu perdia o jogo, o treinador ia para coletiva e dizia: ‘Nós estávamos bem, mas perdemos em uma falha individual e a falha individual foi um erro grotesco de um zagueiro’. E eu digo: ‘olha lá, transferiu a responsabilidade’. Eu tenho esses cuidados de fazer com orientação e exemplos. Dizer: ‘olha, não vai beber, não vai sair’. É a conscientização, e isso eu faço, da responsabilidade, da imagem, e procuro sempre enaltecer os bons exemplos.

UOL Esporte: Neste seu grupo, o Emerson é uma exceção por falar o que pensa, sair à noite? Em algum momento isso te preocupou?

Tite: Aqui todos falam o que pensam. Nunca ninguém ficou cerceado. Eu fomento a troca de ideia, a argumentação. A minha universidade não foi aquela de jogar ensinamentos e tu engolir sem refletir. Eu tinha um professor que dizia: ‘Trouxe um monte de informações. Peguem só o que for verdade, estou falando um monte de mentiras’. Isso provoca. Eu dou a eles a chance de argumentarem. Se for melhor para a equipe, vou [aceitar], não tem problema nenhum. Mas sempre pensando na equipe, em vencer com a equipe.

UOL Esporte: Mas especificamente o caso do Emerson, já te preocupou? No ano passado, por exemplo, ele perdeu boa parte do segundo semestre por conta de lesões e uma suspensão.

Tite: Fora de campo ele é tranquilo. Que eu saiba, e nas conversas que eu tive, ele não é de beber e de balada. Gosta, sim, como toda pessoa jovem e solteira, que é o caso, de namorar. O duro é se não gostasse, aí seria problema. Com os limites e os dias, tendo a noite de descanso, boa alimentação, tudo bem. Isso é fundamental, porque vai refletir dentro de campo. Em relação ao Emerson, ele foi prejudicado pela lesão que teve e aí sim, pela suspensão que ele teve. Essa culpa foi dele, em termos disciplinares. A outra foi minha responsabilidade, porque eu sabia que tinha de colocar o time no limite máximo, e corria esse risco.

Mário Gobbi confessa ao "Papo Reto" que ficou frustrado com passagem de Adriano pelo Corinthians

Clique para acessar conteúdo externo

No programa "Papo Reto com Neto" desta semana, Mário Gobbi desabafou sobre o desempenho de Adriano no Corinthians. Atacante ficou um ano no clube e fez só oito jogos como titular. CONFIRA O PAPO NA ÍNTEGRA

UOL Esporte: Você falou da importância da argumentação. Você busca que seus jogadores se organizem para defender seus direitos fora de campo, por exemplo?

Tite: Busco e sou das pessoas que acham que não há só preconceito em relação ao atleta, mas ao técnico, ao jornalista só da área de futebol. Achando que é algo que não precisa de qualificação, que não precisa de estudo. Eu estou falando porque já senti isso na pele enquanto técnico. Hoje é diferente o nível do atleta, da imprensa especializada. Ela deu um ‘up’ muito grande. A qualificação profissional é uma exigência, o público é mais seleto. Eu fomento entre os atletas, eu busco pessoalmente e observo o crescimento em relação à imprensa.

UOL Esporte: O técnico do futuro é aquele que estuda?

Tite: Não posso te assegurar desse jeito. Cada um tem o seu modelo. Não é um modelo só por eu ser o técnico campeão da Libertadores e do Mundial. Não façam isso. Eu, sem conhecimentos e sem uma universidade por trás, com fisiologia, distribuição de cargas na semana, do que é pressão alta e o que é pressão baixa, as transições, a rapidez de raciocínio e execução, uma série de aspectos... Se eu não tivesse esse tipo de conhecimento eu teria muita dificuldade.

UOL Esporte: Você começou bem no Grêmio e teve um hiato até o Inter. Você consegue explicar porque não emendou bons trabalhos?

Tite: Eu penso que se constrói trabalhos e às vezes tem um grau de dificuldade que não depende só do técnico para você bater campeão. Eles são dignos como um titulo. O trabalho do Corinthians [na primeira passagem, quando o time foi quinto colocado no Brasileiro de 2004] tendo de reformular todo o time, contratando um único jogador que era o Fabio Baiano, tendo aproveitado 14, 15 garotos da base, para mim ele tem um cunho de título.

UOL Esporte: E o que fez os títulos chegarem?

Tite: Foi a busca de aperfeiçoamento. Em alguns momentos, não aceitar o emprego para ser o salvador da pátria, como aconteceram nas três oportunidades em São Paulo e que depois não consegui dar continuidade e atrapalhavam minha sequência profissional [Tite refere-se aos trabalhos em São Caetano, Corinthians e Palmeiras]. Eu dizia: ‘Tenho de voltar a São Paulo, mas em uma condição diferente. Tenho de cuidar da minha carreira. Vou voltar quando a equipe estiver mais estruturada, que possa brigar pelo título. Por isso que quando veio o convite do Corinthians eu falei: ‘É agora’. Mas para responder, naquele meio tempo eu viajei para a Itália para ver a Juventus jogar, em 2005, 2006 [temporadas nas quais o time foi bicampeão italiano]. Eu dizia: ‘Quero ver essas duas linhas de quatro, quem trabalha, como é’.

UOL Esporte: Você falou em voltar a São Paulo, apesar de ter tido um trabalho importante no Inter antes disso. São Paulo é tão importante assim para um treinador?

Tite: Sim. E ter seu trabalho comprovadamente visto, acompanhado. Aí é a crítica ou o elogio, mas São Paulo e o Rio de Janeiro são os lugares que te trazem um marco muito forte. E aí depois é Minas, Rio Grande do Sul, Paraná.

UOL Esporte: Hoje você se vê como um técnico top?

Tite: Quem tem de ver isso são vocês. Existem duas ou três gerações agora. É a do Felipe [Luiz Felipe Scolari], do Parreira, do Muricy, do Vanderlei e a outra do Dorival, que é minha, que é do Mano. É injusto comparar. Tem grandes profissionais aí e eu estou dentro deles.

UOL Esporte: Como você define o jeito que o teu Corinthians joga? Tem uma inspiração?

Tite: O sistema dele é o sistema que o Mano estava implantando, o 4-2-3-1. Sem inspiração, mas é a França [da Copa de 2006] quando tinha Zidane por dentro, Ribery para um lado e Malouda para o outro, com Henry na frente. É o sistema, o molde. Eu olhava e dizia: ‘Como é bonito ver a França jogar. Ela não troca passes, ela roda a bola'. O Malouda joga muito.

UOL Esporte: Qual é a importância, para o futebol brasileiro, de ver um time daqui ganhar com autoridade de um europeu no Mundial?

Tite: Eu não tenho a pretensão de falar do futebol brasileiro, mas vou te falar qual foi o nosso sentimento. O que mais me orgulhou não foi o número de pessoas que nos parabenizou, mas o número de pessoas que disseram: ‘Parabéns, vocês mereceram vencer’. Cara, isso não tem preço. Não tem preço. Não é aquele jogo ocasional, acidental, foi todo o desenvolvimento do jogo. Claro que tem detalhes, peças chaves, momentos cruciais, mas o desempenho da equipe foi emblemático. Uma das situações que eu passei foi do momento de coragem e enfrentamento. Até de imposição técnica. Eu digo: ‘Olha, é a caneta no cara. Qual é o melhor marcador? Dá uma a caneta no cara’. Só que eu não falei que era dentro do campo ofensivo. Só que aí o Danilo pega a bola dentro do nosso sistema defensivo, na intermediária, e dá a caneta no cara. Daí passou, nós comemoramos, e no outro dia a gente estava no aeroporto. Eu disse: ‘Danilo, é para dar uma caneta, mas no campo ofensivo, né?’ Ele disse: ‘Ah, professor, ele abriu as pernas e foi ali mesmo’. Não como um desprezo, mas como: ‘Eu quero ser melhor, eu quero te enfrentar e provar que posso ser campeão sendo melhor que vocês’. Essa é a mensagem.

UOL Esporte: Em que patamar o Corinthians está em relação ao futebol europeu? Conseguiria brigar como brigou com o Chelsea com um outro time, como Barcelona, Real Madrid ou Bayern de Munique?

Tite: É difícil, porque as equipes vão se reformulando, vão se modificando. Em termos gerais, coloco o Barcelona sempre um ponto acima dos demais. Os outros todos eu coloco que dá para brigar, mas o Barcelona está um passo à frente.

UOL Esporte: Mas dos outros dá para ganhar?

Tite: Sim. A geração, a ideia de futebol, o tempo implantado, as peças de reposição, todas elas são etapas que consolidam a equipe. A história do Barcelona não é a do Guardiola, é a do [Johan, ex-jogador e técnico do clube] Cruijff, que parou de jogar lá atrás e está há 30 anos querendo que a equipe troque passes e, eventualmente, jogue longo.

UOL Esporte: Você tem ambição de dirigir uma seleção?

Tite: Sim, depois de 2014 sim.

UOL Esporte: Não nesta Copa?

Tite: Não na Copa. Acredito que deva dar todo o apoio ao Felipe. Assim como levantei a bandeira para terminar a etapa Mano. Não falo para querer ser bonzinho com ninguém, mas porque acredito que futebol se faz assim. Com etapas, com crescimento. Você começa a errar menos na medida em que conhece mais o atleta. No começo, o Danilo também não era o meu titular, mas hoje eu estou aqui o enaltecendo depois de um título mundial. Etapas, ciclos, têm de ser da mesma forma que foi com o Mano. Depois? Depois eu ambiciono. Até lá...

UOL Esporte: E se viesse o convite de uma seleção internacional?

Tite: Isso não. Isso o Corinthians vai estar sempre à frente.

UOL Esporte: Qual foi o momento mais emocionante da trajetória?

Tite: Dá para escrever um monte de parágrafos, livros. Da primeira passagem pelo Corinthians foi o jogo contra o Figueirense, aqui em São Paulo [último do Brasileiro de 2004, que terminou 5 a 2 para o Corinthians], que não sai da minha cabeça. Estava um fica ou não fica, aquela história que vocês já conhecem. Depois fui receber da Gaviões flores, camisas, e quando eu estava saindo o estádio em volta gritando meu nome. Mordi minha língua para não chorar. Depois, teve o momento emblemático da conquista da Libertadores. A gente via nos funcionários o clima de ‘vamos conseguir’. Não de ‘já ganhou’, mas de ‘a gente lutou tanto, vamos conquistar’. E o Mundial foi especial, porque eu tive um prazer extraordinário. Estava a minha esposa, meus dois filhos e o meu irmão, toda a minha família que podia estar. Não estavam a minha irmã, minha mãe e meu pai, falecido. Todas essas pessoas mais próximas estavam ali. Eu estava na maior alegria da minha vida, podendo dividir com os familiares. Aquilo foi mágico.

UOL Esporte: E o mais difícil?

Tite: No Corinthians, é a nonagésima vez que vou falar que é o Tolima, e não tem como não ser [risos]. Porque foi emblemático, pela Libertadores. E na carreira foi o momento que saí do Juventude. Era Copa do Mundo e o Rio Grande do Sul permitia contratos de 3 meses para o Gaúcho. Você ficava o resto do ano desempregado. Eu saí do Juventude, que era minha possibilidade de crescer. Começar 1998 com contrato de três meses. Falei: ‘O que eu vou fazer? Vou ficar desempregado? Vou continuar com as minhas leituras, com minha autoestima lá embaixo?’. Me veio uma proposta de ser comentarista esportivo e disse: ‘Vou primar pela minha estabilidade’. Não vou aceitar como técnico, vou ser comentarista. Isso até o fim do ano, quando recebi o convite do Caxias me chamando para voltar.

UOL Esporte: Onde foi essa experiência? Como foi ser comentarista?

Tite: Foi na Rádio Caxias, no Rio Grande do Sul. Foi super legal, porque pude ter a experiência do outro lado, a importância de um repórter, a busca de informação correta e não do diz que me diz. Brinco que passei um ano invicto.

UOL Esporte: Você citou um momento do início da sua carreira, mesmo tendo passado problemas depois. É uma amostra da confiança que você tem em si mesmo? Você se considera um cara confiante?

Tite: Claro que tive muitos conflitos, tive momentos de autoestima baixa. Estou recusando convites porque não vejo crescimento profissional. Vai ficar aqui vagabundo, precisando? Vai dizer não?. E em certos momentos tentei transformar essa situação em conhecimento. Esse espaço que tinha de chateado, eu conseguia suprir de alguma forma com leituras, com viagens para a Argentina. Fui em jogo na Argentina em que o D’Alessandro vinha saindo. Ele viria a ser meu jogador dois anos depois, campeão. Ou ir na Bombonera conhecer o estádio e dali a um ano estar com o Inter, com o clube ganhando pela primeira vez ali. Eu busquei essa preparação.

UOL Esporte: Essa confiança te ajudou a sacar Chicão e Julio Cesar em momentos-chave de 2011 e 2012?

Tite: Sou muito criterioso em relação a isso. Tem uma série de atletas e vão jogar 11. Eu gostava de ser respeitado. Se eu não for jogar, respeita o meu trabalho. A mídia deu muita importância a esses dois exemplos. Eu cheguei para o Alessandro e disse: ‘O Edenilson está bem e vai continuar como titular’. Ele disse: ‘Professor, só quero estar no meu melhor’. Paulo André, Chicão e Castan revezaram-se na titularidade. Paulo André e Chicão estiveram no Mundial, Chicão e Castan na Libertadores e Paulo André e Castan no Brasileiro. Tirei o Paulinho do time logo quando eu cheguei. Disse que ele não estava saindo por estar tecnicamente mal, mas porque o losango não deixava a equipe ofensiva. 

UOL Esporte: Tite, nessa nossa entrevista você quase soltou um palavrão. É uma coisa que você tenta controlar e ou você está mais solto mesmo?

Tite: Eu cuido. Eu falo p.. que o pariu, mas isso tem uma série de conotações. Tem o de satisfação, que é o que mais falo, mas pode ser ruim. Mas aprendi a ter essa espontaneidade. Eu era muito professoral, e no começo eu ficava só falando em termos táticos, em termos técnicos. E aquele lado do palavrão, do vestiário, eu deixava meio de lado. Mas agora eu aprendi que faz parte do conjunto e que as pessoas que estão nos assistindo vão compreender que ele não tem essa conotação ruim. Vai ver no meu semblante quando tem uma crítica direcionada.

UOL Esporte: Por último, como é a vida do gaúcho em São Paulo?

Tite: Vou falar o que eu falei para minha esposa ontem, voltando de um restaurante. Eu disse: ‘Eu sou muito feliz aqui. Não concebo mais de outro jeito’. A gente se adaptou muito bem aqui. O Tatuapé nos parece tão familiar. O cinema, a leitura, o chimarrão que a gosta de curtir, eventualmente um teatro. A gente é muito feliz aqui. 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Menos professoral agora, Tite vê Barça à frente e diz que Corinthians encara Real e cia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol