Topo

Grêmio mira evitar 'novo Adriano Imperador' e fará análise psiquiátrica de contratações

Adriano tem problemas e Grêmio quer evitar caso parecido em futuras contratações Imagem: Vipcomm

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/12/2012 06h00

O Grêmio oficializou as novas diretrizes do clube na terça-feira. Um dos pontos que terá mudanças mais fortes é o departamento médico. E um dos pontos fundamentais nas novas recomendações visa evitar casos como de Adriano Imperador, no Flamengo, ou de Mário Fernandes no próprio Grêmio. Para isso, o clube fará uma análise psiquiátrica do elenco e de possíveis reforços.

O responsável por esta pasta é o Dr. Luiz Carlos Mabilde, um dos membros do comitê de apoio que atuará sob comando de Alberto Kaemmerer, novo diretor técnico do departamento médico gremista.

"Casos de problemas psiquiátricos são comuns nos jogadores de futebol. O Adriano apresenta isso claramente, no Grêmio tivemos o Mário Fernandes. São transtornos, alterações de conduta, algumas menos e até mais graves", disse Mabilde ao UOL Esporte.

A atuação será feita em duas frentes. A primeira é na contratação de novos jogadores. Reforços que venham a chegar no Grêmio precisarão de uma análise psiquiátrica para somente após aprovados assinarem com o clube.

"Pode ser o Messi, que se for esquizofrênico não adianta nada. Não podemos ter um jogador com problemas, que não renderá nada no clube", disse Kaemmerer ao apresentar seu departamento.

No segundo momento, o elenco atual passará por uma análise. Os casos serão estudados e situações tratáveis terão acompanhamento. "Vamos trabalhar de acordo com a necessidade e o tempo hábil", disse Mabilde.

Até mesmo as categorias de base passarão pela análise psiquiátrica. "É uma preocupação que temos com a origem do jogador. Eles saem de situações muito humildes e em poucos dias estão em outra situação financeira e social. Muitos não conseguem lidar com isso", finalizou.

Modernização de departamentos e uso de células-tronco

O Grêmio reformulará completamente o atual departamento médico. Segundo o responsável pela pasta, tal situação se deve a necessidade de modernização. "Não podemos mais viver na era do massagista e do traumatologista. A medicina avançou muito", explica Alberto Kaemmerer.

Entre as novidades impostas está o uso de células-tronco no tratamento de lesões de ligamentos de joelho. Além de um tratamento de Plasma Rico em Plaquetas, (PRP) já utilizado em Maicon, que atualmente defende o Manchester City, exatamente pelo médico.

"Fizemos isso com o Maicon, da seleção brasileira, e teve um resultado maravilhoso. São as novidades da medicina. Não podemos virar as costas para isso", disse Kaemmerer.

Além dele, Fábio Krebs e Saul Berdichewski também estarão à frente do novo departamento médico gremista, que ainda mantém em atividade os atuais médicos do clube: Márcio Bolzoni, Paulo Rabaldo, Felipe do Canto e Alarico Endres.

A nova gestão do Grêmio toma posse, oficialmente, no próximo dia 18. As diretrizes do trabalho foram expostas à imprensa em evento realizado na última terça-feira.

 

Veja também


 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Grêmio mira evitar 'novo Adriano Imperador' e fará análise psiquiátrica de contratações - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol