Topo

Artilheiro que nunca existiu, lenda dos games ganha time de verdade em sua homenagem

Escrete do F.C. Tó Madeira, time em homenagem a um craque que nunca existiu Imagem: Reprodução

Francisco De Laurentiis

Do UOL, em São Paulo

11/10/2012 06h00

Na década de 2000, nenhum jogador no mundo marcou mais gols do que o português Tó Madeira. Revelado pelo pequeno Gouveia, de Portugal, esse atacante rápido, ambidestro e letal chegou a ir às redes mais de 50 vezes em uma temporada, e atuou por grandes clubes de todo o planeta. Sua contratação era disputada a tapa pelos mais poderosos "managers" do futebol mundial, e nem nomes consagrados como Ronaldo e Ruud van Nistelrooy podiam fazer frente ao goleador nas tabelas de artilharia. Se você não se lembra de Tó Madeira, porém, só pode ser por um motivo: ele nunca existiu.

Aquele que é conhecido como um dos melhores jogadores de todos os tempos entre os que nunca existiram é uma verdadeira lenda para os amantes de "Championship Manager", game de computador no qual o jogador é colocado no lugar de técnico de uma equipe de futebol. Contratar Tó Madeira era o caminho para sucesso e títulos, o que fez do português um fenômeno cultuado até hoje. Assim como outras grandes lendas dos games de futebol, o maior camisa 9 de mentira da história possui inúmeros fóruns, comunidades e perfis dedicados a ele.

Veja também

A adoração por Tó Madeira entre os amantes dos games é tamanha que um grupo de amigos na Inglaterra decidiu fundar um time com o nome do matador. Em 2011, surgiu o F.C. Tó Madeira, que disputa a Central London Sunday Super League, torneio amador da capital inglesa que tem até site oficial.

Formada em sua maioria por programadores da Sports Interactive, empresa que criou e desenvolve até hoje o jogo "Championship Manager" (atualmente chamado de "Football Manager"), a equipe laranja pode não ser uma potência do Campeonato Inglês, mas já tem fãs-clubes internacionais e ganha cada vez mais adeptos no Twitter e no Facebook.

O UOL Esporte conversou com Stuart Warren, jogador, auxiliar-técnico e “assessor de imprensa” do F.C. Tó Madeira. Cabeça por trás da fundação da equipe, o inglês tem o atacante como seu maior ídolo no futebol: “Sem dúvida, é o maior entre os que nunca existiram”, diz. Apesar dos desejos dos fãs, que querem ver o esquadrão laranja brigando no alto escalão do futebol inglês, Warren já avisa que o principal objetivo da equipe é mesmo a diversão.

“A turma da Sports Interactive já costumava jogar junto nos fins de semana, então decidimos criar o time e entrar na Sunday League. Assim nasceu o F.C. Tó Madeira, em agosto de 2011”, explica Warren, que afirma não ter nenhuma intenção de profissionalizar a equipe: “No momento, queremos só diversão. Acho que o time pode durar muito tempo, principalmente pelo fato dos jogadores trabalharem na mesma empresa. Mas pensar em profissionalizar a equipe nem passa pela nossa cabeça”, diz.

Desde sua fundação, porém, a equipe laranja ainda não conseguiu se firmar como uma potência na Sunday League. A primeira temporada, em 2011, foi marcada por fracassos, mas Warren assegura que o F.C. Tó Madeira já está melhorando para fazer justiça ao seu patrono: “A última temporada não foi nada boa, pois terminamos na última colocação entre 10 times. Esse ano, porém, estamos mais fortes e organizados, apesar de termos perdido nossos três primeiros jogos, contra as três melhores equipes da chave. Estamos todos dando duro para melhorar”, conta.

OUTROS CRAQUES VIRTUAIS

Clique para acessar conteúdo externo

ALLEJO: Um monstro no ataque do Brasil no International Superstar Soccer, tem fama de ser melhor que Pelé

Clique para acessar conteúdo externo

JANCO TIANO: Fenômeno do ataque da seleção brasileira nos primórdios da série Fifa, era letal na cara do goleiro

Clique para acessar conteúdo externo

CASTOLO: Artilheiro implacável, era o favorito dos fãs de Pro Evolution Soccer no modo Master League

Clique para acessar conteúdo externo

LUKUNKU: Esse até existiu, apesar de ser desconhecido. No Elifoot 98, porém, era um goleador dos melhores

Stuart também confessa que não é lá muito bom de bola, mas revela ter suas habilidades como manager após tantos anos desenvolvendo jogos de futebol: depois perder seu craque para o exterior na janela de transferência, já repôs à altura. Segundo o inglês, o esquadrão laranja tem até um Tó Madeira para chamar de seu.

“Para esta temporada, acertamos com o ‘Tó Madeira inglês’, que é o Dave Kempshall. Ele é nosso artilheiro na liga até agora, e joga na mesma posição do mito. Mas foi uma pena que perdemos David Milmine, que era nosso melhor jogador e marcou 14 gols na última temporada. Ele teve que se mudar para o Brasil em dezembro, e faria grande dupla com o Kempshall”, sonha.

Apesar de não ter muitos sucessos nos campos britânicos, o F.C. Tó Madeira já tem fã-clubes tanto em seu país como no estrangeiro. O perfil do time no Facebook tem opiniões de gamers e amantes do futebol de todo o planeta, que dão pitacos na escalação e comentam os últimos resultados do escrete. A equipe também ganhou o perfil “F.C. Tó Madeira - Clube de Fãs Portugueses”, feito por conterrâneos do craque inexistente. Satisfeito com a fama, Warren promete tentar até mandar presentes para os torcedores.

“Tudo isso que estamos vivendo é maluco, mas amamos e nos sentimos honrados. Somos todos grandes fãs de "Championship" e "Football Manager", então é ótimo saber que tantas pessoas têm essa conexão especial com o jogo e com o time. Apesar de estarmos muito ocupados trabalhando na versão 2013 do game, estamos fazendo todo o esforço possível para continuar atualizando nossas redes sociais e conversando com os fãs. Quem sabe a gente não manda umas camisas do F.C. Tó Madeira de presente pra todo mundo quando der”, promete.

Nas novas versões do "Football Manager", o “erro” Tó Madeira foi corrigido e o atacante de mentira foi excluído do jogo, mas os fãs insistem até hoje em recriar o astro na base de registros, já que todos sonham em um dia contar com o fenômeno no plantel de sua equipe. Uma prova de que os grandes craques, mesmo os inexistentes, nunca morrem.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Artilheiro que nunca existiu, lenda dos games ganha time de verdade em sua homenagem - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol