Topo

Invicto há 9 jogos, Mano tem seleção poderosa contra 'pequenos' e irregular frente a potências

Mano venceu os últimos 7 jogos, 5 deles contra rivais acima da 20ª posição do ranking Fifa Imagem: Efe

Bruno Thadeu

Do UOL, em Washington (Estados Unidos)

29/05/2012 06h05

Mano Menezes completou 7 vitórias seguidas à frente da seleção brasileira ao superar a Dinamarca, 3 a 1, na Alemanha. São 9 jogos invicto. O rendimento impecável recente deu maior estabilidade ao treinador, mas camufla uma realidade diferente diante de equipes poderosas. O Brasil de Mano pode ser visto como arrasador de times maus colocados no ranking Fifa, mas bastante irregular contra seleções posicionadas entre as 20 melhores.

Analisando o ranking atual da Fifa como base, a seleção da era Mano estraçalhou rivais situados da 21ª posição em diante. Foram 14 jogos, com 11 vitórias, empates e nenhuma derrota, com 85,73% dos pontos.

Veja também

Já diante de times situados no top 20 da Fifa, a seleção nacional vê seu aproveitamento cair para 45,83%.

Para estar turnê nos Estados Unidos, a seleção enfrentará duas equipes top 20 e um adversário jogando em casa.

Os amistosos serão contra os Estados Unidos (29º do ranking), dia 30; México (20º), dia 3 de junho, e Argentina (9º), duelo em 9 de junho.

“A gente está acostumado a ver o futebol brasileiro dar respostas positivas nos momentos de pressão maior, o que mostra que temos a qualidade, desde que com um comando equilibrado. Acho que não tem faltado isso internamente", comenta Mano.

OS 22 JOGOS DE MANO À FRENTE DA SELEÇÃO BRASILEIRA

2 a 0 nos EUA0 a 0 Holada2 a 3 Alemanha2 a 0 Gabão
3 a 0 Irã1 a 0 Romênia1 a 0 Gana2 a 0 Egito
2 a 0 Ucrânia0 a 0 Venezuela0 a 0 Argentina2 a 1 Bósnia
0 a 1 Argentina2 a 2 Paraguai2 a 0 Argentina3 a 1 Dinamarca
0 a 1 França4 a 2 Equador1 a 0 Costa Rica 
2 a 0 Escócia0 a 0 Paraguai2 a 1 México 

Entre as adversárias mal situadas no ranking e batidas pela seleção estão o Gabão (42º do ranking), Irã (52º), Egito (57º) e Costa Rica (59º).

São oito jogos disputados contra times do top 20, com três vitórias (Argentina, 9ª do ranking; Dinamarca, 10ª; e México, 20ª), dois empates (Holanda, 4ª do ranking; e Argentina), e três derrotas (Alemanha, 2ª; Argentina, 9ª ; e França, 16ª).

A Argentina é a equipe que mais vezes apareceu no caminho de Mano Menezes. O rival sul-americano venceu na única vez que teve Messi atuando (1 a 0), registrando um empate e uma vitória da seleção brasileira por 2 a 0.

Marin troca alerta a Mano por elogios pelo telefone

José Maria Marin destacou que entre suas primeiras ações como presidente da CBF passaria a regular as convocações de Mano Menezes. O dirigente analisaria nos nomes escolhidos pelo técnico. O bom resultado diante da Dinamarca fez Marin suavizar o discurso. Ele ligou para Mano Menezes. “Transmita o meus parabéns ao capitão da equipe (Thiago Silva) e a todos envolvidos”, disse Marin.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Invicto há 9 jogos, Mano tem seleção poderosa contra 'pequenos' e irregular frente a potências - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol