Topo

Neto virou conselheiro do Corinthians; relembre jornalistas com cargos em clubes

Do UOL, em São Paulo

13/02/2012 11h02

Neto, que apesar de não ser formado em jornalismo é comentarista e apresentador do programa SP Acontece, na TV Bandeirantes, agora também é conselheiro do Corinthians. O ex-jogador, ídolo do clube, foi eleito com a chapa de Mario Gobbi no último sábado, e poderá participar decisivamente da política alvinegra. 

Por isso, o UOL Esporte resolveu lembrar outros casos do tipo, em que jornalistas esportivos assumiram funções em clubes de futebol. Veja abaixo alguns desses casos, como o de Milton Neves, conselheiro do Santos.

CONFIRA SEIS CASOS DE JORNALISTAS QUE ASSUMIRAM CARGOS EM CLUBES

Clique para acessar conteúdo externo

Neto
O “craque”, como ele se auto intitula, já jogou nos quatro grandes clubes de São Paulo, mas foi no Corinthians que ele virou ídolo. Campeão brasileiro de 1990, ele é torcedor declarado do clube alvinegro e é sempre acusado de favorecer a equipe em seus comentários em diversos programas da Band.

Agora, sua ligação virou oficial. Amigo do ex-presidente Andrés Sanchez, o ex-jogador foi eleito no último sábado para a nova formação do Conselho do Corinthians. Não é a primeira experiência de Neto no futebol. Antes de trabalhar na TV, ele chegou a ser dirigente do Guarani, clube que o revelou.

Clique para acessar conteúdo externo

Milton Neves
O famoso apresentador nunca escondeu que é torcedor do Santos desde criança. Fascinado por Pelé, ele sempre tratou a “preferência” que tem com bom humor em seus comentários, mas também sofreu com torcedores que o acusam de ser parcial.

Fora de campo, Milton Neves, assim como Neto, também pode interferir na política santista. O jornalista é membro do Conselho Deliberativo do clube e tem uma relação próxima com a direção santista.

Clique para acessar conteúdo externo

Apolinho
Washington Rodrigues, o Apolinho, é um famoso comentarista carioca, que atua nas rádios locais desde a década de 1960. Em 1995, o flamenguista assumido foi convidado pelo então presidente Kleber Leite a assumir o cargo de técnico do time, então estrelado por Romário e Edmundo.

A ideia não deu muito certo e o clube não conseguiu nada além do vice-campeonato da Super Copa dos Campeões da Libertadores, e Apolinho saiu no fim do ano. Três anos depois, ele ainda teria uma passagem rápida como diretor-técnico antes de voltar ao trabalho na rádio, onde permanece até hoje.

Clique para acessar conteúdo externo

João Saldanha
Um dos personagens mais importantes da história do futebol brasileiro, João Saldanha chegou a jogar profissionalmente pelo Botafogo. Sem sucesso, virou jornalista e tornou-se conhecido pelo ímpeto crítico, que lhe valeu o apelido de João Sem Medo.

Mesmo sem experiência, foi treinador do mesmo Botafogo e chegou a conquistar o Campeonato Estadual. No fim da década de 1960, foi comandar a seleção brasileira, e saiu dando lugar a Zagallo após discordar do ditador Médici quanto à convocação de Dadá Maravilha à Copa do Mundo de 1970.

Clique para acessar conteúdo externo

Kleber Leite
Os mais novos nem devem saber, mas Kleber Leite, sempre às voltas com a política do Flamengo, já foi jornalista. Ele trabalhou como repórter da Rádio Globo no Rio de Janeiro com sucesso até abandonar a profissão para entrar no ramo da publicidade esportiva.

Em 1994, ele foi eleito presidente do clube rubro-negro pela primeira vez, quando contratou, entre outros, Romário e Edmundo. Após uma saída turbulenta, ele voltaria ao Flamengo em 2005, como vice de futebol, cargo que ocupou até meados de 2009. Próximo de Ricardo Teixeira, ele ainda foi o candidato da CBF à presidência do Clube dos 13 em 2010.

Clique para acessar conteúdo externo

José Calil
Santista assumido, José Calil trabalhava em rádios de São Paulo e comentava a Série B na Rede TV! quando decidiu virar dirigente. Ele tornou-se gerente de futebol do Grêmio Barueri, clube que estava em ascensão e atingiu a primeira divisão do Brasileirão.

Durante a sua gestão, o Barueri chegou a trocar de cidade e ele tornou-se secretário de esportes da Prefeitura. Há poucos meses, ele abandonou a função e voltou a trabalhar como comentarista em uma rádio paulista e participando de programas de TV.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Neto virou conselheiro do Corinthians; relembre jornalistas com cargos em clubes - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte