Topo

São Paulo demite aliado de Turíbio após Reffis ser colocado em xeque

Wellington era subordinado de Riva Carli, mas tinha Turíbio (foto) como referência Imagem: Gustavo Franceschini/UOL

Bruno Thadeu

Em São Paulo

12/07/2011 18h48

O bombardeio de críticas feito pelo ex-fisiologista do São Paulo, Turíbio Leite de Barros, à preparação física do clube causou primeiro impacto direto no Reffis. O analista de desempenho Wellington Valquer, ligado a Turíbio, foi demitido na terça à tarde, horas depois de a matéria “Mentor do Reffis detona preparação física e revela queixas de atletas ser publicada no UOL Esporte.

O profissional demitido (auxiliava a preparação física) era subordinado a Riva Carli, preparador físico do São Paulo e alvo de ataques de Turíbio.

Wellington acredita que perdeu emprego justamente por ser próximo a Turíbio e contrário a alguns métodos empregados por Carli.

“Não deram qualquer justificativa para minha demissão. Terminei o treino da manhã [de terça] e quando voltei fui comunicado. Talvez seja por eu ter associação com a comissão antiga que tinha o Turíbio”, disse Wellington, que trabalhou por 15 anos no time do Morumbi.

Wellington contesta o modo como o São Paulo dispensou Turíbio e também o preparador físico Carlinhos Neves, ambos no ano passado.

“É engraçado que o Carlinhos Neves foi chamado pelo Mano Menezes e ganhou como ‘prêmio’ a demissão do São Paulo. Quanto ao Turíbio, podemos dizer que ele desenvolveu a fisiologia no futebol. Todos departamentos de fisiologia nos clubes têm a contribuição indireta do Turíbio. Ele é muito querido”, comentou.

DA ACUSAÇÃO À DEMISSÃO. ENTENDA A POLÊMICA ENVOLVENDO O REFFIS

Clique para acessar conteúdo externo

12 DE JULHO DE 2011 - 7 horas

EX-FISIOLOGISTA DO CLUBE, TURÍBIO CRITICA PREPARAÇÃO FÍSICA DO SP

Demitido no ano passado após 25 anos no clube, Turíbio disse em entrevista ao UOL Esporte que o excesso de lesões no elenco deve-se em parte à preparação adotada por Riva Carli e revela queixa de atletas. Leia Mais
12 DE JULHO DE 2011 - 14h38

SÃO PAULO REAGE E DIZ QUE TURÍBIO USOU CLUBE PARA SE PROMOVER

'Houve momentos em que o Dr. Turíbio chegou a ficar por mais de 30 dias sem comparecer ao CT, dedicando-se a palestras e outras atividades que restringiam em muito seu tempo disponível para dedicação ao São Paulo', apresenta nota oficial emitida pelo clube Leia Mais

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

12 DE JULHO DE 2011 - 18h48

ALIADO DE TURÍBIO É DEMITIDO APÓS REFFIS SER COLOCADO EM XEQUE

Wellington acredita que perdeu emprego justamente por ser próximo a Turíbio e contrário a alguns métodos empregados por Carli. 'Não poderia esperar mais nada da diretoria', critica Wellington Valquer.

Embora descontente com o método de trabalho adotado por Riva Carli, Wellington destacou que não opinaria sobre Carli por razões éticas.

A polêmica envolvendo Turíbio e São Paulo, que respingou em Wellington, ocorreu após o fisiologista criticar duramente o departamento físico do clube. Turíbio foi demitido após 25 anos de serviços prestados no São Paulo.

Em nota oficial emitida na terça à tarde, o São Paulo reagiu às críticas de Turíbio, destacando que o fisiologista usou o nome do clube para se promover em palestras. O São Paulo acrescenta que Turíbio raramente aparecia para trabalhar, motivando a demissão.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

São Paulo demite aliado de Turíbio após Reffis ser colocado em xeque - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte