Topo

Heróis, animais e até termo em inglês: veja nomes curiosos de clubes da América Latina

Você sabe o significado de Coronel Bolognesi, Newell's, Chivas e J. Wilstermann? Imagem: Arte UOL em imagens de reprodução

Do UOL Esporte

Em São Paulo

10/05/2011 07h02

Você certamente já ouviu falar de times como Colo-Colo, Vélez Sarsfield e Newell’s Old Boys, participantes com história na Libertadores. No entanto, tem alguma ideia da origem dos nomes destas equipes? Alguns times da América Latina despertam a curiosidade dos torcedores com denominações um pouco diferentes das habituais.

Tais clubes resolveram fugir do lugar-comum e preferiram homenagear personagens que marcaram as histórias de seus países ou regiões. Há também aqueles que resolveram usar animais ou simplificar com uma abreviação.

Mesmo em países de língua espanhola, houve quem preferisse usar o inglês para “batizar” seu clube. É o caso do boliviano The Strongest, cuja explicação você vê no quadro abaixo:

VEJA A ORIGEM DOS NOMES CURIOSOS DE ALGUNS CLUBES DA AMÉRICA LATINA

Clique para acessar conteúdo externo

THE STRONGEST (BOLÍVIA)
Os fundadores do clube boliviano desejavam encontrar um nome que impusesse respeito aos adversários. Daí veio a ideia de usar o termo “the strongest” – em inglês, “o mais forte”.

Clique para acessar conteúdo externo

CORONEL BOLOGNESI (PERU)
Francisco Bolognesi Cervantes comandou as forças armadas do Peru. O coronel morreu em 1880 durante a Guerra do Pacífico, contra o Chile, e se tornou herói nacional.

Clique para acessar conteúdo externo

CHIVAS (MÉXICO)
O clube mexicano com sede em Guadalajara se tornou mais conhecido por seu apelido. Chiva é um tipo de cabrito montês comum no país e conhecido por ser muito selvagem e pouco amigável.

Clique para acessar conteúdo externo

JORGE WILSTERMANN (BOLÍVIA)
O clube decidiu homenagear um aviador boliviano que morreu na década de 40 em um acidente aéreo. Jorge Wilstermann nasceu em Cochabamba, cidade na qual está a sede da equipe.

Clique para acessar conteúdo externo

GODOY CRUZ (ARGENTINA)
O time leva o nome da cidade da província de Mendoza. Tomás Godoy Cruz foi um dos representantes no Congresso de Tucumán, no qual foi declarada a independência da Argentina.

Clique para acessar conteúdo externo

EMELEC (EQUADOR)
O nome da equipe equatoriana parece algo indecifrável, Na verdade, trata-se de uma abreviação de Empresa Eléctrica del Ecuador.

Clique para acessar conteúdo externo

ONCE CALDAS (COLÔMBIA)
O clube colombiano, campeão da Libertadores em 2004, nasceu em 1959 a partir de uma fusão entre o Once Deportivo e o Deportes Caldas.

Clique para acessar conteúdo externo

VÉLEZ SÁRSFIELD (ARGENTINA)
Para batizar o clube argentino, criado em 1910, os fundadores resolveram homenagear Dalmacio Vélez Sársfield, jurista e poeta que foi o autor do Código Civil argentino em 1869.

Clique para acessar conteúdo externo

NEWELL'S OLD BOYS (ARGENTINA)
O professor Isaac Newell, imigrante inglês, difundiu a prática esportiva e inspirou seus alunos e colegas a fundar o clube argentino.

Clique para acessar conteúdo externo

COLO-COLO (CHILE)
O nome do clube chileno foi escolhido para homenagear um cacique que se tornou herói na luta contra os espanhóis no século XVI

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Heróis, animais e até termo em inglês: veja nomes curiosos de clubes da América Latina - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte