Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Carta da Conmebol não convence, e Libertadores-2020 segue ameaçada

Troféu da Copa Libertadores da América Imagem: Matthias Hangst/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

23/04/2020 04h00

A nota oficial da Conmebol informando que setembro segue como data prevista para o início das eliminatórias da Copa do Mundo-2022 e a "determinação para finalizar" as edições 2020 das copas Libertadores e Sul-Americana não convenceu as confederações do continente. De acordo com representantes de ao menos três entidades envolvidas, o tom não foi o adequado, uma vez que a Conmebol segue sem qualquer perspectiva de retomada das partidas que necessitem de viagens entre os países.

Para os presentes, o momento era de manter a cautela e evitar projeções que só aumentarão a pressão por uma solução futura. Com exceção dos representantes colombianos, mais preocupados em ratificar a disputa da adiada Copa América em seu solo em 2021, os cartolas não demonstraram aprovação ao que foi conversado. Para a grande maioria, as competições de clubes geridas pela entidade sul-americana seguem ameaçadas - conforme mostrou o UOL Esporte nos últimos dias. Viagens internacionais entre países com situações de saúde tão distintas ainda são uma realidade distante de ser enxergada pelos dirigentes para 2020. A Conmebol, por sua vez, preocupada com a reação do mercado e possível fuga de parceiros comercias, não recua no discurso de que tudo será resolvido neste ano. (Por Pedro Ivo Almeida)

Relacionadas

Pressão não funciona, e clubes seguem sem previsão por grana da Globo

Depois de concluir o processo de concorrência para vendas de direitos internacionais do Campeonato Brasileiro, os clubes continuam mantendo encontros frequentes. A pauta agora é o recebimento dos valores de direitos de transmissão da Globo. A carta divulgada na última segunda-feira teve como objetivo indicar para a emissora a necessidade de que os pagamentos referentes ao Campeonato Brasileiro que vencem em maio sejam realizados. A pressão, entretanto, não deve surtir efeito por ora. As equipes esperam uma posição mais concreta da parceira até o fim da semana. Fontes ligadas à emissora afirmam à De Primeira que a crise causada pela pandemia do novo Coronavírus tem efeitos grandes no dia a dia, e a Globo não deve ceder à pressão e realizar pagamentos integrais por um produto sem perspectiva de ser realizado. Os clubes, por outro lado, já esperam dificuldades caso não haja um cronograma concreto para o retorno do futebol no país. Ambos os lados, entretanto, reconhecem que se veem diante de um problema inédito, e falam em diálogo constante para chegar a uma solução que atenda, dentro do possível, aos diferentes interesses. (Por Pedro Ivo Almeida, Pedro Lopes e Thiago Fernandes)

Atlético-MG atrasa parte de salário e dois meses de imagem dos atletas

O Atlético-MG atrasou parte dos salários dos jogadores referentes ao mês de março (que deveriam ser pagos em abril) e dois meses dos direitos de imagem - há atletas que relatam até três meses sem receber a quantia paga por meio de PJ (Pessoa Jurídica). O clube parcelou alguns vencimentos que deveriam ser depositados neste mês por falta de receita em meio à pandemia do novo Coronavírus. A diretoria tenta prorrogar o prazo de pagamento da dívida com a Udinese pela compra de Maicosuel — mais de R$ 10 milhões — para colocar as contas em dia. Os funcionários que têm salários menores receberam normalmente. As reclamações se referem somente aos membros do departamento de futebol com pagamentos mais elevados. O Galo reduziu até 25% dos pagamentos dos jogadores por causa da crise. (Por Thiago Fernandes)

Palmeiras acelerou ajustes de grama do estádio para jogar Libertadores

O Palmeiras teve que acelerar alguns ajustes impostos pela Fifa a gramados sintéticos para regularizar o Allianz Parque e utilizá-lo em jogos da Copa Libertadores. Isso porque a Conmebol exige o certificado da entidade que rege o esporte. O clube, por pouco, não mandou o jogo contra o Guarani-PAR, pela fase de grupos, no Pacaembu. Foi graças aos consertos e a uma avaliação da Fifa às vésperas do confronto que a equipe conseguiu mandar a partida em sua arena normalmente. O certificado obtido pelo clube tem duração de uma temporada. (Por José Eduardo Martins e Thiago Fernandes)

Grêmio não vai ter concentração na volta aos treinos depois da pandemia

O Grêmio definiu que não vai concentrar jogadores e comissão técnica na nova pré-temporada do futebol brasileiro, prevista no momento para ocorrer a partir do início de maio. A decisão já foi alinhada com Renato Gaúcho e visa evitar aglomeração após as sessões de treino. O fim do regime de concentração antes dos jogos em Porto Alegre ainda está em análise. A ideia gremista é que o elenco seja dividido em grupos com até seis jogadores e haja escala de horários para o acesso ao CT. O protocolo do clube será atualizado com orientações da CBF, que são esperadas até a próxima semana. (Por Jeremias Wernek)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Carta da Conmebol não convence, e Libertadores-2020 segue ameaçada - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL de Primeira