Topo

Última estrela: Salah chega à Copa contra disparada de CR7 por Bola de Ouro

Estrela da seleção egípcia foi poupada do primeiro jogo da Copa e deve estrear nesta terça-feira, às 15h, contra a Rússia Imagem: Christophe Simon/AFP

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

18/06/2018 21h00

Cristiano Ronaldo desequilibrou a disputa pelo prêmio de melhor jogador do mundo já na primeira rodada da Copa do Mundo: 20 dias após vencer a Liga dos Campeões da Europa pela terceira vez consecutiva com o Real Madrid, o português marcou três vezes no empate em 3 a 3 com a Espanha, em Sochi.

Messi e Neymar, outros candidatos possíveis à Bola de Ouro, entraram em campo depois dele, mas não tiveram atuações de destaque. Resta apenas uma estrela para evitar a disparada do português: Mohamed Salah, o astro do Liverpool que entra em campo nesta terça-feira, às 15h, na partida entre Egito e Rússia pela abertura da segunda rodada do Mundial.

Salah vivia uma fase "faraônica" até 24 minutos do primeiro tempo da final da Liga dos Campeões entre Real e Liverpool. O deslocamento no ombro tirou o meia egípcio não só da sequência do jogo na Ucrânia, como também da primeira rodada da Copa, em que viu do banco a derrota de sua seleção para o Uruguai. Antes disso haviam sido 44 gols marcados e dez assistências em 51 partidas, sendo 32 gols no Campeonato Inglês do qual foi artilheiro e outros 11 na Champions em que protagonizou duelos como os 5 a 2 sobre a Roma ou os 3 a 0 diante do Manchester City.

O ano de Salah indicava um lugar na corrida pela Bola de Ouro, sendo ele o maior candidato a despolarizar a premiação que está nas mãos de Cristiano Ronaldo ou Messi há mais de uma década. A lesão no ombro atrapalhou os planos e agora o obstáculo é a fragilidade da seleção do Egito, que não chegava à Copa havia 28 anos e agora deposita na estrela suas esperanças. Depois de serem derrotados pelo Uruguai, os africanos enfrentam a melhor seleção da primeira rodada (que goleou a Arábia Saudita por 5 a 0 na abertura) para ainda sonharem com a vaga.

A participação de Salah na partida desta terça-feira ainda não é uma certeza. Ele foi poupado pelo técnico Héctor Cúper na estreia e tudo indica que estará em campo, mas ainda não há escalação confirmada. A federação local diz que ele deverá ser escalado, seu empresário Ramy Abbas Issa afirmou que ele está apto a jogar e o próprio jogador postou nas redes sociais a mensagem "Pronto para amanhã (terça-feira)". Será surpresa se Salah não começar jogando em São Petersburgo.

"Acredito que temos que prestar atenção primeiro no time da Rússia. Temos os nossos próprios jogadores, nossas forças. Não será um jogador só contra a Rússia. Eles têm outros 20 e poucos jogadores. Veremos o que acontecerá no resultado final", disse o goleiro russo Akinfeev, que tenta passar despreocupação com a figura de Salah na partida desta terça-feira.

Aos 26 anos recém-completados, o meia egípcio marcou na temporada 2017/2018 mais gols do que em todas as outras temporadas da carreira, quando defendeu Basel, Chelsea, Fiorentina e Roma: 44 contra 42 ao longo dos seis anos anteriores. Na aguardada estreia na Copa do Mundo ele tentará mostrar as razões de tanta expectativa.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Última estrela: Salah chega à Copa contra disparada de CR7 por Bola de Ouro - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Egito