Topo

Sabe aquelas invasões à Granja que marcaram 2014? Com Tite será diferente

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Teresópolis (RJ)

19/05/2018 04h00

Funkeiras virando madrugada na mata para ver Neymar, crianças chorando por um autógrafo, humoristas nos treinos e invasões de campo constantes em busca de um autógrafo ou uma selfie. Não faltou movimentação fora das quatro linhas durante a preparação da seleção para a Copa de 2014, na Granja Comary. Com mais de mil pessoas por dia acompanhando as atividades do então treinador Luiz Felipe Scolari, o período foi considerado muito tumultuado. Segundo a CBF, no entanto, tal ambiente não irá se repetir nos trabalhos rumo ao Mundial da Rússia.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Preocupado com um possível cenário de confusão na próxima semana, nos seis dias de treino de Tite e seu grupo em Teresópolis, o estafe da seleção optou por restringir o acesso de populares à área da Granja.

Se em 2014 o condomínio vizinho ao centro de treinamento questionava a presença de um tapume que impedia a visão do campo, a situação agora é outra. Os moradores do “Jardim Comary” indicaram à confederação a intenção de erguer o “muro” provisório no local – grade a menos de três metros de um dos campos – e impedir a confusão da última Copa.

Com isso, apenas jornalistas credenciados e pessoas indicadas pela CBF terão acesso ao local, conseguindo ver os treinos e se aproximar do grupo. Com dois bloqueios de seguranças na porta do condomínio, as invasões não devem se repetir.

Torcida longe, patrocinadores perto

Tapumes impedem visão a partir de condomínio e reduzirão movimento no local Imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL

Para evitar qualquer sensação de antipatia com a torcida, Tite e a comissão técnica pretendem liberar o acesso de alguns moradores do condomínio em um dia de treino, mais para o fim da semana. Tudo, porém, rigorosamente controlado e com vagas limitadas.

Se os torcedores ficarão longe, os patrocinadores terão mais sorte. A ideia da CBF é que aproximadamente cem representantes de empresas parceiras acompanhem os treinos diariamente. No total, a confederação tem 12 apoiadores comerciais.

O acesso do grupo, no entanto, será restrito. Eles acompanharão as atividades em uma arquibancada isolada e terão acesso aos jogadores apenas por alguns minutos, após o treino. Não haverá qualquer autorização para livre circulação na Granja Comary.

A seleção se apresenta em Teresópolis na próxima segunda-feira (21). Lá, treinará até o sábado (26) na primeira fase de preparação para a Copa do Mundo. O grupo embarca para a Londres do domingo (27). No dia 3, o Brasil encara a Croácia, em Liverpool, no primeiro amistoso deste período pré-Mundial. A equipe ainda encara a Áustria, no dia 10, em Viena, antes do embarque definitivo para Sochi. A estreia na Rússia será no dia 17 de junho, em Rostov, contra a Suíça.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sabe aquelas invasões à Granja que marcaram 2014? Com Tite será diferente - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Copa 2018