Topo

Decisivo na Champions, Salah tem temporada de CR7 e vira até herói nacional

Quem para Mohamed Salah? Camisa 11 do Liverpool atingiu outro patamar em 2017-18 Imagem: ANDREW YATES/REUTERS

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/04/2018 04h00

Mohamed Salah é um dos nomes do momento no futebol mundial. Sem a fama, o prestígio e as conquistas de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, o egípcio tem “batido de frente” com os dois gênios do esporte mais popular do planeta na atualidade. São 39 gols em 45 jogos na temporada e um papel decisivo digno dos grandes: foi dele o gol que praticamente decidiu o duelo contra o Manchester City pelas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa.

O feito enorme de segurar a reação do badalado time de Guardiola e praticamente definir a eliminatória – o Liverpool ainda saiu do Etihad Stadium vitorioso (Roberto Firmino assegurou o triunfo por 2 a 1) – não é o único feito representativo de Mohamed Salah nesta temporada. No futebol de seleções e de clubes, o egípcio pode fazer história por Liverpool e Egito, em uma temporada com números dignos de craques como Messi e CR7.

Classificou o país para a Copa

O Egito acumulou conquistas no futebol africano (foram quatro nas últimas duas décadas), mas sempre pecava na classificação para as Copas do Mundo. O Mundial da Rússia será o primeiro do país desde 1990, na Itália, e vaga veio com Salah assumindo um papel decisivo, heroico: foi dele o gol responsável pela classificação. Para se ter uma ideia, neste período de 28 anos, os egípcios levantaram quatro troféus da Copa Africana de Nações.

Salah para presidente?

Salah recebeu milhares de votos para a presidência do Egito Imagem: Reprodução

Em 8 de outubro, Mohamed Salah se tornou um verdadeiro herói nacional. Ao anotar o gol que classificou o Egito para a primeira Copa em 28 anos, o atacante do Liverpool atingiu um nível de idolatria raro. As imagens dele sendo carregado pelo público apenas antecipariam uma situação ainda mais peculiar. O jogador recebeu milhares de votos para a presidência do país: cédulas foram rasuradas e preenchidas com o nome do grande atleta egípcio.


Artilharia do Campeonato Inglês

Difícil não imaginar que a liga nacional mais badalada da Europa não termine com Salah como artilheiro. Restam apenas cinco partidas para o Liverpool completar a participação na Premier League, e o egípcio possui cinco gols de vantagem em relação ao segundo no quesito: 29 contra 24 de Harry Kane, do Tottenham. Fora que nos últimos dois duelos que atuou pela liga, o camisa 11 anotou simplesmente cinco gols. Ninguém consegue pará-lo.

Decisivo na Liga dos Campeões

Salah abriu caminho para a classificação do Liverpool: são 8 gols na Champions Imagem: Andrew Yates/Reuters

Apesar da artilharia no Campeonato Inglês, Salah vai ficar sem o título. O Liverpool apenas ocupa a terceira colocação, com 17 pontos de desvantagem em relação ao virtual campeão Manchester City. Porém, na Liga dos Campeões, a equipe da terra dos Beatles segue viva e com participação fundamental do egípcio. São oito gols (três deles na fase mata-mata) e duas assistências.

O futuro ainda pode reservar...

Título europeu

Se o presente exalta Salah, o futuro pode seriamente colocá-lo como destaque definitivo da temporada. O Liverpool é o time inglês com maior tradição a nível europeu, mas não levanta o troféu desde 2005. Depois de derrubar o Manchester City, pensar em título não é algo injusto. Afinal, quem consegue parar o ataque mais eficiente (33 gols) e o único time invicto na competição até aqui?

Brilho na Copa do Mundo

Salah é carregado por torcedores após a classificação para a Copa. Chance de brilhar

Principal estrela do país, Mohamed Salah pode atingir outro patamar na Copa do Mundo. Mesmo sem figurar como uma equipe de destaque, o Egito pode ir longe no torneio, já que deu sorte no sorteio. Na fase de grupos, o craque do Liverpool terá pela frente o tradicional Uruguai, o país-sede Rússia (que não assusta ninguém, pelo contrário) e a Arábia Saudita, candidata a pior time da competição. Dá para sonhar com pelo menos um "lugarzinho" (no mínimo) nas oitavas de final.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Decisivo na Champions, Salah tem temporada de CR7 e vira até herói nacional - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte