Topo

Por que dá para acreditar que esse Barça vai ganhar a Liga dos Campeões?

Barça de Neymar, Messi e Suárez pode ter um resultado melhor que nos últimos anos Imagem: Xinhua/Miquel Llop/NurPhoto/ZUMAPRESS

Do UOL, em São Paulo

24/02/2015 06h00

O time histórico forjado por Pep Guardiola já não existe há três anos. O Barcelona não conquista a Liga dos Campeões desde 2012 e sequer passou às semifinais no ano passado. Neste ano, começa o mata-mata do torneio de clubes mais prestigiado do mundo em alta. Será que agora vai?

Com Lionel Messi no elenco, o Barcelona sempre esteve na lista dos favoritos. Neste ano, porém, os fatores que credenciam o time azul-grená vão além do simples talento do argentino. A lista abaixo mostra alguns números e curiosidades que mostram que dá para acreditar no time catalão, que faz sua estreia no mata-mata nesta quarta, contra o Manchester City, às 16h45, com acompanhamento ao vivo do Placar UOL Esporte.

Messi garçom

Imagem: REUTERS/Albert Gea
O Messi da atual temporada mostra uma faceta que não foi comum nos últimos anos. Tradicional homem-gol do Barcelona, ele está sabendo dividir melhor as atenções, ajudando o time com assistências e diversificando as opções de ataque da equipe. 

Com três meses de temporada pela frente, ele já deu 15 passes para gol, um a mais do que fez na temporada passada, quando sofreu com lesões, e um a menos que em 2012/2013. Se mantiver o nível apresentado, pode atingir as 28 de 2011/12, seu melhor ano no quesito.

E o argentino faz isso sem perder o poder de fogo, até na comparação com o grande rival Cristiano Ronaldo. Enquanto o português chegou a passar um mês sem marcar, o argentino soma 14 gols e nove assistências no Espanhol em 2015. Encostou na artilharia do Espanhol e empatou na soma de todas as competições..

Trio de ataque

Imagem: REUTERS/Albert Gea
Uma consequência desse lado garçom de Messi é o fortalecimento dos seus companheiros. Neymar, por exemplo, soma 24 gols na temporada e pode ultrapassar Samuel Eto’o como o melhor coadjuvante do argentino. O camaronês marcou 36 em 2008/2009, quando o Barça venceu a Liga dos Campeões. Antes mesmo de vencer a disputa, o brasileiro já está sendo exaltado pelos jornais locais.

E não é só Neymar quem está encantando. Contratado no início da temporada, Suárez está cada vez mais entrosado com a dupla. O trio marcou em todos os jogos do Barcelona no Espanhol desde novembro. Sua primeira partida em branco foi a do último fim de semana, quando os catalães tropeçaram diante do Málaga.

Reação à crise

Imagem: EFE/Alejandro García
No início do ano, uma derrota para a Real Sociedad desencadeou uma crise interna sem precedentes. Falou-se de uma forte discussão entre Messi e Luis Enrique, Neymar foi flagrado ironizando o chefe no banco de reservas e tudo indicava um clima quente demais. A pressão foi tanta que Andoni Zubizarreta, ídolo histórico dos catalães, deixou o posto de diretor de futebol.

Aos poucos, porém, tudo se acertou. Neymar ainda se incomoda de ser substituído de vez em quando, mas o Barcelona encontrou o bom futebol de volta e parece pronto para colocar panos quentes nas confusões. Desde o revés fatídico contra a Real Sociedad, Messi e companhia emendaram 11 vitórias, igualando recorde histórico do time de Pep Guardiola, em 2008/09.

Naquele ano, não por acaso, o Barcelona venceu a Liga.

Força contra os carrascos

Imagem: EFE/Alberto Martín
Em 2014, o Barcelona teve no Atlético de Madri o seu grande algoz. Em seu primeiro ano de Barcelona, Neymar viu a equipe cair para os "colchoneros" na Liga dos Campeões e no Espanhol, resultados que deram aos catalães a pior temporada desde a chegada de Pep Guardiola ao clube.

Este ano, o Barcelona espantou o fantasma. Foram três encontros e três vitórias catalãs, a última delas ratificando a eliminação de Simeone e companhia da Copa do Rei. Nesse último confronto, a desavença entre Neymar e Fernando Torres e a maneira como o Barcelona se manteve firme apesar da pressão psicológica dos rivais foi vista como uma força da equipe. 

Velho conhecido

Imagem: Reprodução
Por mais que jogadores e técnico do Manchester City digam o contrário, a derrota dos ingleses para o Barcelona nas oitavas da Liga passada ainda pesa. O vídeo de Kompany, capitão do Manchester, boquiaberto ao ver o resultado do sorteio do mata-mata é um hit da internet até agora, meses depois do anúncio.

Em 2014, em sua pior temporada desde o início da era Guardiola, o Barcelona atropelou o City nas oitavas, vencendo por 2 a 0 na Inglaterra e 2 a 1 na Catalunha.

DM vazio

Imagem: EFE/Kiko Huesca
As lesões são um problema recorrente para os grandes europeus, exauridos pelo extenso calendário europeu. No passado, o Barcelona viu astros como Messi, Neymar, Xavi e Puyol perderem momentos importantes da temporada por estarem no departamento médico. Neste ano, esse problema ficou com os rivais. 

O Real Madrid não tem Modric, James Rodriguez (foto) e Sergio Ramos, o Atlético está sem Koke e Arda Turan e o Bayern de Munique ficou sem Schweinsteiger durante todo o segundo semestre do ano passado. O Barça? Neymar passou alguns dias de meolho em 2014 e Mathieu e Pique deram algum trabalho na zaga, mas nenhum deles teve de parar por muito tempo. Hoje, Luis Enrique tem o elenco inteiro à disposição. 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Por que dá para acreditar que esse Barça vai ganhar a Liga dos Campeões? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol