Topo

Neymar tem "dia de Messi" e ofusca sufoco de gigantes europeus

Do UOL, em São Paulo

12/12/2013 06h00

Neymar conseguiu nesta quarta-feira, enfim, marcar seu primeiro gol na Liga dos Campeões. E foram logo três de uma vez, ajudando o Barcelona a conseguir uma goleada por 6 a 1 contra o Celtic e garantir a liderança de seu grupo na competição na primeira fase.

O rendimento sensacional do camisa 11 rendeu elogios da imprensa espanhola. O "Mundo Deportivo", por exemplo, estampou em sua edição online que Neymar viveu um "dia de Messi", cumprindo seu papel de líder do ataque catalão enquanto o argentino está lesionado.

Saindo da Catalunha para a capital da Espanha, o jornal 'Marca' manchetou "O Camp Nou se rende a Neymar", em seu site, enquanto o 'As' colocou a atuação do craque brasileiro como "um banho de glória". Com os tentos sobre os escoceses, a principal esperança do Brasil para 2014 chegou aos oito gols oficiais pelo Barcelona.

O 'hat-trick' do craque da seleção brasileira serviu como resposta às críticas que Neil Lennon, técnico do time escocês, fez ao jogador na véspera da partida, chamando-o de imaturo por se atirar demais no gramado durante as partidas. Na bola, o ex-santista deu seu recado.

Tamanho brilho de Neymar ofuscou um sofrimento enorme de times grandes da Europa na rodada final da fase de grupos nesta quarta-feira. Milan e Borussia Dortmund, atual vice-campeão do torneio, ficaram muito perto de serem eliminados e protagonizarem um vexame precoce.

No Grupo F, três equipes brigavam por duas vagas na próxima fase e todas terminaram com 12 pontos. Pelos critérios de desempate, Borussia e Arsenal estão nas oitavas de final.

O Borussia, atual vice-campeão, visitou o Olympique e sabia o que precisava fazer para conseguir a classificação. A vitória por 2 a 1, com gols de Lewandowski e Grosskreutz, veio de forma dramática, com o tento salvador sendo marcado aos 43min do segundo tempo. 

Já o Milan avançou com a segunda colocação do Grupo H, o mesmo do Barcelona, mas também de forma dramática, ao segurar um empate por 0 a 0 com o Ajax, em MIlão. O time italiano sofreu e foi muito prejudicado pelo seu capitão, Montolivo, expulso aos 22 min do primeiro tempo. Kaká assumiu a faixa de capitão e passou a jogar recuado para ajudar na marcação - ele correu mais de 10km na partida.

A equipe da casa 'esmagada' durante os 90 minutos, mesmo com o apoio de 61 mil torcedores. A posse de bola dos visitantes foi digna do Barcelona em seus melhores tempos. Com 71% de posse, o Ajax comandou o jogo e ainda deu 18 chutes ao gol. O Milan, por sua vez, chutou apenas três vezes. Mesmo assim, conseguiu a classificação.

A nota triste desta partida ficou por conta de uma confusão antes da partida. Quatro integrantes da torcida do Ajax, um vendedor ambulante italiano e um pedestre foram antes do duelo. Um dos torcedores está em estado grave, após ter sido ferido no estômago. Os outros, atingidos na nádega e na perna, respectivamente, não correm risco de morte.

O confronto teria ocorrido porque os torcedores do Ajax estavam em um ônibus que não conseguia atravessar uma área de protestos, o que causou atrito com os manifestantes. Cerca de 300 torcedores holandeses foram vistos nos arredores da Catedral de Milão dividindo-se em grupos e depredando os estabelecimentos comerciais da região.

 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Neymar tem "dia de Messi" e ofusca sufoco de gigantes europeus - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol