Topo

Dois em um. Vitória sobre o River faz Cruzeiro quebrar recordes

Jogadores do Cruzeiro comemoram gol de Marquinhos contra o River, na Libertadores Imagem: REUTERS/Enrique Marcarian

Do UOL, em Belo Horizonte

23/05/2015 06h00

O Cruzeiro entrou para a história da Copa Libertadores da América com a vitória por 1 a 0 sobre o River Plate, da Argentina, na noite de quinta-feira, no estádio Monumental de Nuñez. A equipe comandada por Marcelo Oliveira se aproximou de uma classificação para a semifinal do torneio, mas o triunfo representa muito mais que isso. O time alcançou um recorde que pode ser ampliado no duelo de volta desta fase, na próxima quarta-feira, no Mineirão.

O bicampeão nacional é a equipe do Brasil que mais venceu partidas válidas pela competição que reúne times da América do Sul e México. Em 15 participações, o clube disputou 147 jogos e obteve 86 vitórias, uma a mais que o São Paulo, antigo dono deste posto.

O supervisor de futebol Benecy Queiroz destaca o momento da equipe na competição internacional e o atribui ao presidente Gilvan de Pinho Tavares.

“Eu fico extremamente satisfeito pela possibilidade de estar em um clube que chegou a essa marca. Isso mostra que a política adotada pelo presidente (Gilvan de Pinho Tavares) é a mais correta possível. Ele conseguiu colocar o Cruzeiro em uma posição única, como o time brasileiro que mais venceu em edições da Libertadores”, afirmou ao UOL Esporte.

“Estamos no caminho certo. Precisamos manter essa toada e buscar novas vitórias. Oxalá vencêssemos todos os jogos até a final, mas fico muito satisfeito com essa marca que alcançamos na Libertadores”, acrescentou.

O posto de time brasileiro com mais vitórias na competição internacional não foi o único feito alcançado pela equipe na partida diante do River Plate. O triunfo possibilitou outra marca relevante. O Cruzeiro é o primeiro time a vencer os Millonarios no Monumental de Nuñez e o Boca Juniors na Bombonera em edições da Libertadores.

A equipe celeste venceu os xeneizes em seu estádio em 16 de março de 1994. Na ocasião, os brasileiros superaram o rival por 2 a 1, com gols de Paulo Roberto, de falta, e Roberto Gaúcho. O goleiro Dida foi crucial para o triunfo com belas defesas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dois em um. Vitória sobre o River faz Cruzeiro quebrar recordes - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol