Topo

Após ameaça de boicote, Espanhol começa sem grandes novidades para Barça e Real Madrid

Novo duelo entre Cristiano Ronaldo e Messi começa neste fim de semana no Espanhol Imagem: Andres Kudacki/AP

Do UOL, em São Paulo

18/08/2012 06h01

O Campeonato Espanhol começa neste fim de semana, mas a rodada inaugural do torneio esteve ameaçada. Treze clubes ameaçaram boicotar o início do torneio devido a polêmicas referentes à transmissão das partidas. Passada a confusão, Barcelona e Real Madrid devem mais uma vez dominar a disputa pelo título sem dar chances aos concorrentes.

1ª RODADA DO CAMPEONATO ESPANHOL

SÁBADO, 18/8*
14h - Celta x Málaga
16h - Sevilla x Getafe
18h - Mallorca x Espanyol
DOMINGO, 19/8
14h - Athletic Bilbao x Betis
14h - Real Madrid x Valencia
16h - Barcelona x Real Sociedad
18h - Levante x Atlético de Madrid
SEGUNDA, 20/8
14h - Dep. La Coruña x Osasuna (ESPN Internacional)
16h - Rayo Vallecano x Granada
18h - Zaragoza x Valladollid

A maioria dos 20 clubes da primeira divisão espanhola chiou quando a Liga de Futebol Profissional (LFP) anunciou medidas consideradas abusivas. Uma das questões é antiga: a divisão das receitas geradas com a negociação dos direitos de transmissão. Barcelona e Real Madrid abocanham grande parcela destes valores, deixando apenas ‘migalhas’ para os demais participantes do Espanhol.

Outro ponto questionado pelos ‘rebeldes’ foi o horário pouco comum determinado para algumas partidas das rodadas iniciais: 23h. Uma reunião entre os clubes e membros da LFP determinaram uma trégua nas reivindicações, o que possibilitou a confirmação do início do torneio para este fim de semana. Agora, as emissoras de tevê devem discutir quais medidas devem tomar para resolver o problema.

Barcelona e Real Madrid polarizam a disputa pelo título e se preparam para um novo capítulo da disputa entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. O argentino alcançou a incrível marca de 73 gols pelo Barça na última temporada, contra 60 de CR7 com a camisa da equipe da capital espanhola no mesmo período.

Os dois maiores clubes da Espanha quase não se mexeram no mercado de transferências até o momento. O Barcelona contratou o defensor Jordi Alba, da seleção espanhola e que estava no Valencia, por 14 milhões de euros (quase R$ 35 milhões).

Além de Alba, o Barcelona tem outra cara nova. Tito Vilanova assumiu o comando da equipe e terá o grande desafio de suceder a vitoriosa passagem de Josep Guardiola pela equipe. O novo treinador tentará aproveitar sua experiência como auxiliar de seu antecessor para impedir novo título de seu maior rival.

O Real Madrid não apresenta novidades e viu Hamit Altintop, Fernando Gago e Sergio Canales saírem do clube, que vive a expectativa de contratar o meia Luka Modric, do Tottenham. Outra ‘novela’ envolve Kaká, cujo nome já circulou por Milan e Galatasaray.

As partidas do Campeonato Espanhol serão transmitidas ao vivo pela ESPN Brasil e ESPN Internacional, com acompanhamento do Placar UOL Esporte.

MÁLAGA ENFRENTA CRISE APÓS DESPONTAR COMO NOVO-RICO

Clique para acessar conteúdo externo

Em 2010, a chegada do xeique Abdullah Bin Nassar Al-Thani parecia o início de uma nova era no Málaga. Membro da família real do Qatar, ele investiu pesado na contratação de reforços e mostrava disposição em fazer do time uma potência. No entanto, o ímpeto inicial deu lugar ao desejo cada vez maior de vender o clube. Al-Thani mudou de ideia ao perceber as dificuldades do futebol espanhol, com a divisão desproporcional de receitas entre os clubes e a estrutura do futebol local. Nem a classificação inédita para a Liga dos Campeões fez a situação melhorar. De gastador, o Málaga passou a conviver com salários atrasados, debandada de jogadores e estagnação para reforçar seu elenco. Santi Cazorla (foto), um de seus principais jogadores, trocou a equipe pelo Arsenal e aumentou a lista de despedidas.

BRASILEIROS EM AÇÃO NO CAMPEONATO ESPANHOL

Clique para acessar conteúdo externo


ADRIANO
meia/lateral, Barcelona

Clique para acessar conteúdo externo


MARCELO
lateral, Real Madrid

Clique para acessar conteúdo externo


MIRANDA
zagueiro, A. de Madrid

Clique para acessar conteúdo externo


FILIPE LUIS
lateral, A. de Madrid

Clique para acessar conteúdo externo


JULIO BAPTISTA
meio-campista, Málaga

Clique para acessar conteúdo externo


CICINHO
lateral, Sevilla

Clique para acessar conteúdo externo


JONAS
atacante, Valencia

Clique para acessar conteúdo externo


DIEGO ALVES
goleiro, Valencia

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Após ameaça de boicote, Espanhol começa sem grandes novidades para Barça e Real Madrid - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Espanhol - 2019