Topo

"Futebol raiz": Felipe Melo e D'Ale são mais parecidos do que você pensa

Felipe Melo e D'Alessandro se enfrentaram no jogo entre Palmeiras e Internacional Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Danilo Lavieri e Marinho Saldanha

Do UOL, em São Paulo e em Porto Alegre

31/05/2017 04h00

Palmeiras e Internacional se enfrentam nesta quarta-feira (31) e colocam frente a frente jogadores que mantêm um estilo cada vez mais raro no futebol dos dias de hoje. Ícones dos dois times, Felipe Melo e D’Alessandro gostam de expor seus pensamentos (não só no futebol), são adeptos das provocações dentro de campo, têm o papel de referência dentro do grupo e com torcedores e, ao mesmo tempo, conseguem ser respeitados e bem-vistos por rivais.

Não foi à toa que os dois se elogiaram após a partida de ida que terminou 1 a 0 para os paulistas, no Allianz Parque. No jogo desta quarta, no Beira-Rio, a partir das 21h45, os colorados precisam vencer por dois gols de diferença para avançar às quartas da Copa do Brasil.

Felipe Melo vibra com virada do Palmeiras na Vila Belmiro Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Respeito do rival e sorriso de Nenê após chapéu

Felipe, por exemplo, chegou ao Palmeiras com a polêmica entrevista sobre tapa na cara de uruguaio. Logo nos primeiros jogos, ficou marcado por gritar na cara de um adversário ao conseguir evitar a tentativa de chapéu. Os holofotes foram diretos para a vítima: Samuel, do Botafogo-SP. E a resposta surpreendeu.

O lateral direito postou nas redes sociais e deu entrevistas afirmando que Felipe é um cara "leal, humilde e que serve de exemplo para todo mundo". E sua técnica também é reconhecida. Durante o jogo contra o Vasco, Melo aplicou chapéu em Nenê e, logo em seguida, foi flagrado brincando com o veterano atacante vascaíno, mostrando intimidade entre eles.

Após vitórias importantes, como a virada em cima do Santos em plena Vila Belmiro, o volante provocou a torcida rival e defendeu, em entrevistas, o que torcedores convencionaram chamar de "futebol raiz": provocações 'saudáveis' com os rivais, comemorações especiais com a sua torcida e a festa no estádio, com jogos com torcidas de visitantes, bandeirões e sinalizadores.

Nos jogos, é comum ver os jogadores cumprimentando Felipe Melo após a partida, independentemente de eventuais climas quentes dentro de campo. No grupo, o volante é respeitado, visto como líder e ainda exemplo para os jovens. Recentemente, também virou referência para os gringos do elenco.

D'Alessandro não faz questão de esconder suas emoções Imagem: Jeremias Wernek/UOL

D'Ale recebe estrangeiros no Sul e é elogiado por gremistas

D’Alessandro pertence ao Internacional, mas é outro gringo que rasgou elogios e até comparou sua personalidade com a do palmeirense. "Felipe é um cara sincero, que fala o que pensa e tem poucos no futebol hoje assim. Gostaria de ter ele no meu time também. É experiente, cascudo, jogou na Europa. Sabe o que fala e com certeza sabe que o Inter é muito grande. Vi o vídeo no vestiário e agradeci pelas palavras”, afirmou.

“Ele é sincero e tem poucos assim no futebol. Às vezes têm coisas criadas pela imprensa, esperavam que a gente fosse brigar, mas somos parecidos. Meio malucos. Sabia que nos daríamos bem”, completou o argentino.

Entre os boleiros, apesar das constantes imagens de provocações e disputas, D’Alessandro é bastante respeitado. Sempre participa das discussões dos direitos de jogadores de futebol, é responsável por liderar conversas no vestiário e tem uma bem sucedida festa de fim de ano que já virou referência no calendário de peladas dos finais de ano, reunindo importantes ex-jogadores de todo o continente.

O respeito a D'Alessandro é tamanho que até mesmo no Grêmio, tradicional rival do Internacional, ele é repetido. Jogadores e dirigentes do Tricolor elegem o gringo como principal expoente do Inter, um ídolo, que se formou por muito além do feito em campo. Ele mantém boa relação com jogadores de diversas condições e todos enaltecem a humildade. 

D'Alessandro tem o costume de recepcionar os estrangeiros que atuam em Porto Alegre (até mesmo os do Grêmio) e dá atenção aos que buscam crescer no cenário do futebol. Durante o Gauchão, ele ficou por algum tempo conversando com Elyeser, hoje no Goiás, tentando convencê-lo a atuar no Inter. Com João Paulo, que trocou o Novo Hamburgo pelo Juventude, deu a camisa de presente e recebeu idolatria.

"Nunca vou me esquecer do que ele fez. É um cara muito humilde, significa muito para todos os jogadores. Se tem a imagem dele brigando, mas não é nada disso. Tem um coração enorme", disse o centroavante após a final do Estadual.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL x PALMEIRAS


Data: 31 de maio de 2017, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro - MG (FIFA)
Assistentes: Marcio Eustaquio S Santiago - MG (CBF) e Pablo Almeida da Costa - MG (CBF)

INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; William, Léo Ortiz, Victor Cuesta e Uendel; Rodrigo Dourado, Felipe Gutiérrez, Edenílson e D'Alessandro; Marcelo Cirino e Nico López
Técnico:  Odair Hellmann

PALMEIRAS: Prass; Fabiano, Mina, Edu Dracena e Zé Roberto; Felipe Melo, Tchê Tchê e Jean; Willian, Dudu e Guedes
Técnico: Cuca

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

"Futebol raiz": Felipe Melo e D'Ale são mais parecidos do que você pensa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol