Topo

América-MG inicia returno com derrota, em casa, para Ceará e continua má fase na Série B

Do UOL, em Belo Horizonte

28/08/2012 23h44

A derrota do América-MG para o Ceará, por 3 a 1, na noite desta terça-feira, no estádio Independência, na rodada de abertura do returno da Série B, confirma a trajetória inversa das duas equipes na competição. O time mineiro, que teve ótimo início no certame e chegou a liderá-lo, segue em queda livre. A equipe cearense, que havia começado muito mal, recuperou-se e foi a 30 pontos, mesmo número de seu adversário. O alviverde chegou a empatar, aos 34 min, mas aos 45 min e 47 min levou dois gols e perdeu o jogo.

O América-MG só não foi ultrapassado pelo Ceará na tabela de classificação, por ter uma vitória a mais do que o adversário: nove a oito. O mês de agosto foi muito ruim para o alviverde mineiro, que nas seis vezes em que entrou em campo, foi derrotado em quatro jogos, empatou um e venceu outro. O time americano não sabe o que é vencer há três rodadas, com duas derrotas consecutivas, e em casa, o jejum já é de quatro partidas, com três derrotas e um empate.

Veja também

Se o América-MG vive momento ruim, o Ceará nos últimos cinco jogos, ganhou quatro. Na reta final do turno, o Ceará havia derrotado Grêmio Barueri (2 a 0), CRB (2 a 0) e Bragantino (3 a 1), teve a série interrompida pela derrota para o Vitória, em casa, por 3 a 1, no fechamento do turno, mas reabilitou-se e voltou a triunfar, dessa vez como visitante.

A torcida do América-MG viu com esperança o seu time atacar, pela direita, com Adeílson, em menos de um minuto do primeiro tempo, mas, pouco depois começou a se preocupar com o andamento do jogo. Não demorou para que o time da casa cometesse muitos erros, deixando o Ceará crescer em campo e levar perigo constante ao gol defendido por Neneca.

Aos 9 min, o goleiro americano evitou o primeiro gol cearense, quando Itamar serviu Mota, na medida, que bateu em cima de Neneca. O time americano marcava mal, errava em excesso e permitia contra-ataques ao Ceará, que não demorou a abrir o marcador, aos 18 min, por meio de Mota, que venceu na corrida Vinícius Simon e chutou forte para fazer 1 a 0. “Já tinha perdido um, pouco antes, mas fui feliz no segundo e o placar nos favorece”, comentou o autor do gol.

Se já não atuava bem, a situação piorou depois de sofrer o gol. Lento, previsível e sem inspiração, o América limitava a tocar a bola no meio de campo, sem objetividade. Já o Ceará, cuja proposta era o contra-ataque, conseguia ameaçar a defesa adversária. Aos 30 min, o time visitante ficou sem Itamar, contundido, que foi substituído por Robert. Apesar disso, continuou melhor e só levou susto aos 44 min, quando Fernando Henrique fez difícil defesa e evitou o empate com Thiago Humberto.

O América deixou o gramado sob vaias dos poucos torcedores que foram ao Independência. Os jogadores admitiram a má atuação e a falta de vontade de ganhar a partida. “Tem de mudar, a gente conversa, cobra mudança de postura, mas entra em campo e não tem vibração”, avaliou Neneca. “Precisamos de união, o time tem de se juntar e ter atitude, vontade de vencer”, concordou o volante Leandro Ferreira.

Insatisfeito com sua equipe, o técnico Milagres fez duas alterações: Thiaguinho e Júnior Timbó nas vagas de Vinícius Simon e Thiago Humberto. Logo no primeiro lance, os dois jogadores que entraram, participaram de uma boa chance desperdiçada pelo time da casa. Thiaguinho avançou pela direita, cruzou e Timbó bateu para fora. A resposta cearense foi aos 3 min e Neneca teve de trabalhar de novo.

O América-MG voltou mais ofensivo e tentando imprimir velocidade. O time, no entanto, pecava no momento de finalizar ou de fazer o passe para a conclusão a gol. O empate só aconteceu aos 34 min, quando Adeílson colocou a bola nas redes, na saída do goleiro Fernando Henrique. A partir do empate, o jogo ficou emocionante e muito disputado. Aos 45 min, Thiego aproveitou vacilo americano e desempatou. Atordoado, o time da casa ainda sofreu o terceiro, por meio de Magno, aos 47 min.

AMÉRICA-MG 1 X 3 CEARÁ

América-MG
Neneca; Gabriel, Everton Luiz e Vinícius Simon (Thiaguinho); Boiadeiro, Glauber, Leandro Ferreira, Thiago Humberto (Júnior Timbó) e Pará; Fábio Júnior (Kaká) e Adeílson
Técnico: Milagres

Ceará
Fernando Henrique; Apodi (Jardel), Thiego, Daniel Marques e Márcio Careca; Luizão, Euzébio, João Marcos e Bruninho (Magno); Mota e Itamar (Robert)
Técnico: Paulo César Gusmão

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 28/8/2012 (terça-feira)
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha
Auxiliares: Wagner de Almeida Santos e Wendel de Paiva Gouveia
Cartões amarelos: Pará (A), Daniel Marques (C), Luizão (C), Robert (C), Magno (C), Fernando Henrique (C)
Gols: Mota, aos 18 min do primeiro tempo; Adeílson, aos 34 min, Thiago, aos 45 min e Magno, 47 min do segundo tempo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

América-MG inicia returno com derrota, em casa, para Ceará e continua má fase na Série B - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Série B - 2019