Topo

Eurico sobre a 3ª queda à Série B: "Sou responsável, mas não culpado"

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/12/2015 16h00

O presidente do Vasco, Eurico Miranda, não fugiu à responsabilidade e convocou a imprensa horas depois de consumado o terceiro rebaixamento do time no Campeonato Brasileiro. O dirigente foi claro nas declarações e disse que ele é o único "responsável", mas não o "culpado" pelo fato de o Cruzmaltino ter que jogar a Série B em 2016.

“O único responsável pelo rebaixamento do Vasco sou eu. Digo isso para não transferir para mais ninguém. Isso aí é uma mancha irreparável no meu currículo de 50 anos de Vasco. Eu esperava não ter que passar por essa situação”, disse em coletiva na tarde desta segunda em São Januário. 

Logo em seguida, no entanto, Eurico Miranda passou a atacar o ex-presidente Roberto Dinamite. Segundo o dirigente, ao reassumir o Cruzmaltino em dezembro do ano passado, encontrou o clube em "terra arrasada" pois, segundo seu relato, o antecessor não cumpria com as obrigações.

“Esse cidadão Roberto Dinamite passou sete anos no Vasco e não recolheu um centavo de imposto, um centavo de Fundo de Garantia, e me deixou com três meses de atraso de salário. Jogadores e quadro funcional. Não havia a menor condição da gente, sem regularizar essa situação, poder fazer os investimentos que seriam necessários para que a gente pudesse ter um time competitivo. A primeira coisa foi regularizar essa situação pagando R$ 14 milhões”, afirmou.

“Se isso tivesse resolvido os nossos problemas, para ser possível focar no investimento do futebol, tudo bem. Mas começamos a ter inúmeras surpresas. Vou citar um: água. Tive que parcelar R$ 10 milhões. Era terra arrasada. Hoje posso dizer que o Vasco tem a sua situação fiscal regularizada. Impostos recolhidos, FGTS também. E os salários estão em dia em todo o quadro funcional. Por que foi feito isso? Aprovam leis nesse país e não as aplicam”, completou.

Veja outros trechos da entrevista:

PROMESSA NÃO CUMPRIDA
"Vou logo dizer, para satisfazer a todos e aos mais afoitos, que eu tenho algumas frases de efeito. Esse não é só meu estilo como também algo feito pela necessidade. Eu tinha e tenho a obrigação de levantar a autoestima dessa instituição. Todos ouviram e gostam de falar sobre isso, que eu afirmava que o Vasco não ia cair. Evidentemente que você traz uma responsabilidade para você, mas levanta a autoestima. Da forma como encontrei o Vasco, o Vasco precisava disso, que eu o colocasse em seu devido lugar".

SIBÉRIA
"Quando falei sobre a Sibéria, eu poderia falar para Groelândia ou qualquer lugar mais distante. É que se eu não tivesse as razões que levaram a isso, se eu tivesse aqui dizendo que eu pude fazer, que eu tive condições para evitar a queda, não tenha dúvida de que não ficaria aqui nenhum dia. Atribuo a mim a responsabilidade, mas não a culpa. Responsabilidade é diferente da culpa. A culpa já foi suficientemente explicado que não se pôde fazer o investimento que deveria fazer para que não acontecesse isso no Vasco".

FLUMINENSE
"Eu não quero nem responder sobre isso porque eu já disse que isso não influenciou e nem influencia em nada em relação ao Vasco. Tranquilo, eles que continuem com a postura que eles acham que devem ter".

ARBITRAGEM
"Pode ser que tenham clubes prejudicados, mas ninguém foi mais prejudicado pela arbitragem que o próprio Vasco. O Vasco culminou para mostrar que isso era uma constante. Até no último jogo teve um pênalti que não foi duvidoso, todos disseram que foi pênalti, mas não foi marcado. Apesar de termos alertado, por parte da CBF que comanda e tem sua comissão de arbitragem, nenhuma providência foi tomada. E eu digo isso não para justificativa minha pessoal, porque não uso destes artifícios. Faço isso em homenagem a um grupo de jogadores que se dedicou, à comissão técnica e que no final não teve seu objetivo concretizado".  

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Eurico sobre a 3ª queda à Série B: "Sou responsável, mas não culpado" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte