Topo

Cruzeiro iguala marca do São Paulo e divide hegemonia em pontos corridos

Do UOL, em Belo Horizonte

23/11/2014 19h11

O Cruzeiro tornou-se o segundo clube a conquistar três edições do Campeonato Brasileiro desde 2003, quando a competição adotou o formato de pontos corridos. Com o terceiro título confirmado neste domingo, o time celeste divide agora a hegemonia da competição nacional, nos moldes atuais, com o São Paulo, tricampeão de 2006 a 2008.

O primeiro título celeste veio logo na primeira edição, em 2003. Com aproveitamento de 72,5%, a equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo venceu a competição de uma ponta à outra. O meia Alex foi o grande maestro dentro dos gramados, com 24 gols assinalados e média de 0,63 tento por partida. Foram 31 vitórias, sete empates e oito derrotas naquele ano.

A temporada passada foi a do bicampeonato na era dos pontos corridos. Marcelo Oliveira chegou à Toca da Raposa em janeiro e montou um elenco vencedor. Os percalços no Mineiro e na Copa do Brasil foram superados no Brasileirão. A irretocável campanha foi inferior à primeira, mas ainda assim contou com um bom rendimento: 66,7%. O time obteve 23 vitórias, sete empates e oito derrotas.

Neste ano, a duas rodadas do final, o Cruzeiro iguala a pontuação da edição anterior do Campeonato Brasileiro. Com 76 pontos, a equipe detém um desempenho superior, com 70,4% de aproveitamento, 23 triunfos, sete empates e seis derrotas. Os números podem ser ainda superiores se houver pontuação nas duas rodadas finais, contra Chapecoense, na Arena Condá, e Fluminense, no Mineirão

A sequência de títulos cruzeirense não é idêntica à do São Paulo, tricampeão consecutivo. Comandado por Muricy Ramalho durante as três temporadas, o tricolor paulista venceu a primeira com facilidade. O time chegou a 22 vitórias, 12 empates e quatro derrotas, o que lhe conferiu 68,4% de rendimento.

A manutenção de elenco e comissão técnica fez com que o clube presidido por Juvenal Juvêncio à época se tornasse bicampeão seguido com mais tranquilidade ainda. A diferença de 15 pontos para o vice-campeão é a maior da história dos pontos corridos. Com 67,5% de aproveitamento, a equipe alcançou 23 triunfos, oito igualdades e sete revezes naquela ocasião.

A era vencedora do São Paulo se encerrou em 2008. O tricolor paulista largou atrás, superou o Grêmio no segundo turno e chegou à terceira conquista consecutiva. O time que chegou à marca de 75 pontos, obteve 21 resultados positivos e cinco negativos, além de 12 empates. O rendimento foi o pior do período de triunfos do clube: 65,8%.

Na contramão da dupla que restabeleceu a política do café com leite, outros quatro times obtiveram triunfos no Campeonato Brasileiro. Corinthians, em 2005 e 2011, e Fluminense, em 2010 e 2012, conquistaram duas edições cada. O Santos levou em 2004, enquanto o Flamengo atingiu o feito em 2009.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cruzeiro iguala marca do São Paulo e divide hegemonia em pontos corridos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte