Topo

Renato Gaúcho usa termos de boxe e adota 'tática do carinho' no Grêmio

Renato Gaúcho dá carinho a jogadores do Grêmio e passa confiança ao time Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

12/08/2013 06h00

Renato Gaúcho implantou a 'tática do carinho' no Grêmio. Em vez de cobrar, ele abraça os jogadores e investe na motivação. Usando termos de boxe, o técnico revelou que uma conversa de 30 minutos antes de um treinamento ampliou a união do elenco e resultou na primeira vitória fora de casa no Brasileirão.

"Dei muito carinho para eles [jogadores]. Gosto de usar esta palavra. Falei que as pessoas podem achar que estamos nas cordas, mas não podemos ir à lona. Temos que brigar, ter atitudes, atacar. E foi isso que aconteceu hoje [domingo]", disse o treinador após a vitória por 3 a 0 sobre o Bahia.

O jogo na Arena Fonte Nova se apresentava complicado. No primeiro tempo o Grêmio conseguiu somente um arremate em gol. Mas no segundo deslanchou e venceu a primeira como visitante.

A motivação partiu de uma conversa antes do treinamento de sábado, já em Salvador. Em vez de cobrar resultados, já que o time vinha de três jogos sem vitória, Renato investiu na solidariedade e obteve sucesso.


"Não adianta eu criticar e bater no meu elenco. Gosto muito deste grupo e farei o possível e o impossível pelos resultados. Eles entenderam bem o recado. Passei confiança, dei carinho, coloquei meu elenco para cima. Às vezes eles são criticados justamente, ou injustamente, não importa. O que importa é o que eu falo para eles", falou o treinador.

As críticas também serviram de 'combustível' para o Grêmio. Na entrevista coletiva que sucedeu a vitória, Renato não esqueceu de 'alfinetar' quem cobrou seu trabalho durante a última semana.

"Antes de pensarem em criticar os esquemas táticos precisam ver os resultados. Além do tempo que temos e os desfalques. Mas é o trabalho de alguns, não querem nem saber, querem é criticar. Não estou preocupado com isso, só com meu grupo, que vai muito bem, obrigado", finalizou.

Os jogadores do Grêmio retornam a Porto Alegre nesta segunda-feira. Os que não atuaram diante do Bahia trabalham à tarde no Olímpico. O próximo oponente será o Cruzeiro, na quarta-feira, às 21h50, na Arena.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Renato Gaúcho usa termos de boxe e adota 'tática do carinho' no Grêmio - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte