Topo

Corinthians importa programa inédito no país para ajudar a caçar talentos pelo mundo

Martínez e Guerrero foram mapeados pelo aplicativo antes de chegarem ao clube Imagem: Daniel Augusto Jr/site oficial do Corinthians

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

28/09/2012 11h00

O Corinthians usa desde o início do ano um site que o ajuda a monitorar e filtrar possíveis talentos pelo mundo. O programa se chama Wyscout, é desenvolvido por uma empresa italiana e tem como clientes Barcelona, Milan, Inter de Milão, Arsenal, Boca Juniors e outras equipes de ponta.

O clube paulista é o primeiro time brasileiro a utilizar o programa. Reforços gringos do time na atual temporada, os atacantes Juan Martínez e Paolo Guerrero foram “mapeados” no Wyscout antes de serem contratados.

“É um programa que faz o monitoramento de milhares de jogadores. É impressionante. Você indica um atleta e conseguimos ter acesso a vídeos dos últimos jogos, médias de vários fundamentos, notas dele dos últimos jogos e outros detalhes. É um acompanhamento importante para completar o trabalho de busca de possíveis reforços”, explicou o gerente de futebol, Edu Gaspar.

Para a utilização do sistema, o Corinthians paga mensalidade de R$ 1.800,00.

O aplicativo Wyscout foi apresentado ao Corinthians pelo próprio Edu Gaspar, que conheceu o programa em contato com profissionais do Arsenal, clube em que atuou como jogador.

O sistema é controlado no clube por Fernando Alves, integrante da comissão técnica de Tite. Ele recebe listas de jogadores a serem analisados, conforme relação feita pelo olheiro do clube, Mauro Silva, e demais integrantes da comissão técnica.

Após refinar a análise de um atleta por meio do aplicativo, a comissão entrega a Tite os dados do jogador. Caso aprovado, o Corinthians vai ao mercado tentar a contratação.

“A gente não usa o programa para sair buscando jogadores. Nós já temos atletas que são interessantes e aí usamos o programa do computador para ter informações diversas dele. Foi o que aconteceu com o Guerrero e o Martínez. Já estávamos de olho neles e fomos ver os dados deles para ter maior precisão nas decisões”, conta Mauro Silva, olheiro do Corinthians. 

COMO FUNCIONOU O APLICATIVO NA CONTRATAÇÃO DE MARTÍNEZ

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Juan Martínez se destacou no Velez Sarsfield na Copa Libertadores. Corinthians decidiu avaliar o atacante mais de perto Números levantados pelo wyscout mostraram que Martínez poderia atuar pelos lados, como queria Tite Comissão técnica coletou os dados do programa e apresentou a Tite, que pediu a contratação do argentino Martínez foi contratado em julho. Ele tem sido usado entre os titulares e defendeu a seleção argentina contra o Brasil

PROGRAMA FOI CRIADO EM 2004 NA ITÁLIA E CONTA COM 30 FUNCIONÁRIOS

  • O Wyscout surgiu em 2004 por Matteo Campodonico e Falzetti Simone, na Itália. O primeiro clube a se associar foi o Genoa, em 2005. Atualmente são 200 clubes associados.

    Pelo aplicativo, o cliente pode refinar sua busca. Por exemplo, um clube quer um atacante destro de até 25 anos com um valor médio estipulado. O programa seleciona todos os atletas que se encaixam neste perfil. O mesmo se aplica a técnicos. O Wyscout também funciona para divulgar um jogador do cliente, detalhando os dados.

    Ao todo, 30 funcionários trabalham na atualização de dados e captação de imagens de atletas pelo mundo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Corinthians importa programa inédito no país para ajudar a caçar talentos pelo mundo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte