Topo

Benção do papa Francisco funciona e San Lorenzo sai do buraco na Argentina

Jogadores do San Lorenzo posam com bandeirão do papa antes de jogo pelo Argentino Imagem: AP Photo/Victor R. Caivano

Francisco De Laurentiis

Do UOL, em São Paulo

23/05/2013 06h00

Classificação e Jogos

Por muitos anos, o San Lorenzo, uma das grandes equipes do futebol argentino, esteve no fundo do poço. Mal no campo e nas finanças, o time de Buenos Aires andou na corda bamba e só escapou do rebaixamento por milagre. O que parece compreensível, já que a equipe tem moral no Vaticano.

Torcedor fanático do time, o papa Francisco "comandou" uma virada na equipe azul-grená. Desde que o argentino foi anunciado como pontífice, em 13 de março, o San Lorenzo reagiu e agora já emplaca quatro vitórias seguidas, algo que não acontecia desde 2009. Com o risco de rebaixamento cada vez menor, o clube agora até sonha com o título do Campeonato Argentino, que não vem desde 2007. No atual torneio, ocupa a quarta colocação, a seis pontos do líder Lanús, a cinco jogos do fim.

"Para nós, é especial que o papa seja torcedor e sócio do clube. É motivo de orgulho, não só porque se trata da pessoa mais importante do mundo católico, mas também pela maneira que ele demonstra sentimento e paixão por nossas cores", diz ao UOL Esporte Walter Pérez Castex, porta-voz do San Lorenzo. "Cada vez que tem oportunidade, o papa fala do clube, e isso nos traz muita alegria", completa.

O efeito da benção papal foi imediado. Apenas três dias após o anúncio na Cidade do Vaticano, os cuervos jogaram fora de casa e venceram difícil jogo contra o Colón por 1 a 0. Na ocasião, o time de Buenos Aires usou um uniforme especial, homenageando o papa Francisco.

Para reforçar a reza, o presidente do San Lorenzo, Matías Lammens, foi a Roma e entregou ao pontífice uma camisa e uma estola com as cores do clube. Dias depois, tudo começaria a dar certo em Buenos Aires, com uma arrancada que colocou o clube azul-grená perto do topo da tabela.

Apesar de reconhecer a importância do papa Francisco, o San Lorenzo diz que nem só da benção divina vive o time. O trabalho do treinador Juan Antonio Pizzi, ex-jogador do Barcelona e comandante do time desde 2012, além dos destaques da equipe, como o meia Buffarini e os atacantes Piatti e Stracqualursi, são muito elogiados.

"Recebemos cada benção do papa com respeito e emoção, mas nosso sucesso esportivo é mérito do plantel de jogadores e da comissão técnica, que todo dia trabalham duro para vencer e dar ao San Lorenzo o protagonismo que o time exige por sua imensa história", comenta Castex.

A série atual do time aponta seis jogos de invencibilidade, com três vitórias seguidas no Campeonato Argentino (contra Quilmes, Boca Juniors e All Boys) e mais uma pela Copa Argentina, contra o Deportivo Morón, da terceira divisão.

Papa aumenta número de sócios

O time também comemora o sucesso em outros campos, principalmente no financeiro, calcanhar de Aquiles nas últimas temporadas. No mês de março, quando houve o anúncio do papa, por exemplo, o San Lorenzo registrou número recorde de novos associados: foram 2.838 novos inscritos, motivados ainda mais pelo fato do próprio pontífice ser sócio do clube, com o número 88235N-0.

"Com este sentimento, peço a vocês que roguem por mim, da mesma forma que dou a vocês a Benção Apostólica, que, de coração, estendo a todos os diretores, jogadores, comissão técnica e torcedores do povo azul-grená", escreveu o papa, em trecho de carta enviada ao San Lorenzo, no fim de março.

O sonho agora no clube de Boedo é receber uma visita do pontífice, a primeira desde que Jorge Mario Bergoglio foi eleito no Vaticano. A equipe argentina, porém, reconhece que é difícil.

"Não sabemos se ele nos visitará quando vier à Argentina, mas seria um sonho se pudesse realizar uma missa no (estádio) Nuevo Gasómetro ou ver um jogo. Ele tem agenda apertada, mas não perdemos a ilusão de vê-lo novamente no clube, que é sua casa e um local onde é muito querido", aponta Castex.

Curiosamente, nesta sexta-feira completam-se dois anos desde a última visita de Bergoglio ao San Lorenzo, quando o atual papa era apenas cardeal. Em 2008, quando os cuervos fizeram aniversário de 100 anos, inclusive, o padre rezou a missa do centenário da equipe.

O San Lorenzo põe volta a colocar sua fé a prova na próxima segunda-feira, quando enfrenta o Unión Santa Fe, em casa, pela 15ª rodada do Torneio Final do Campeonato Argentino.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Benção do papa Francisco funciona e San Lorenzo sai do buraco na Argentina - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte