Topo

Massa elogia Alonso, e campeão vê espanhol superestimado; veja reações

Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

14/08/2018 19h02

A notícia de que Fernando Alonso se aposentará da Fórmula 1 no fim de 2018, divulgada nesta terça-feira (14), foi recebida com reverência no meio automobilístico mundial. De pilotos e ex-pilotos da F-1, o espanhol recebeu mensagens de gratidão, carinho e incentivo.

Felipe Massa, companheiro de Alonso na Ferrari entre 2010 e 2013, parabenizou o espanhol nas redes sociais. “Seja feliz e aproveite seu próximo desafio. Para mim, você foi um dos melhores pilotos do planeta. Cuide-se, Deus te abençoe”, escreveu o brasileiro, que disputará a temporada 2018/2019 da Fórmula E, em sua conta no Twitter.

O alemão Nico Hulkenberg, piloto da Renault na Fórmula 1, deixou uma mensagem em espanhol para o bicampeão. “Te desejo o melhor para o futuro”, publicou, também no Twitter.

Companheiro de Hulkenberg na Renault, Carlos Sainz Jr. publicou uma foto ao lado do compatriota Fernando Alonso. Em sua mensagem, agradeceu a influência positiva do piloto da McLaren em sua própria carreira no automobilismo.

“Vamos sentir muito sua falta. Minha paixão por este esporte começou graças a você, e me considero privilegiado por ter competido corpo a corpo contigo nestes últimos anos”, escreveu Sainz Jr., filho do bicampeão mundial de rali Carlos Sainz. O espanhol da Renault é justamente um dos cotados para assumir a vaga de Alonso na McLaren em 2019.

Foi pela Renault que Alonso conquistou seus dois títulos mundiais, em 2005 e 2006. E a equipe fez questão de relembrar a vitoriosa passagem do agora adversário em sua mensagem.

“Não será a mesma coisa sem você em 2019, mas temos agora uma excelente desculpa para vasculhar nossos arquivos. Obrigado pelas memórias, Fernando Alonso”, publicou a escuderia francesa, divulgando ainda quatro imagens do espanhol pelo time.

O francês Romain Grosjean disputou as sete últimas corridas da temporada 2009 na Renault ao lado de Alonso. Em sua mensagem, relembrou o breve período com o companheiro.

“Foi um privilégio e uma honra ser seu amigo, seu companheiro de equipe e ter corrido contra você na Fórmula 1. Sentirei sua falta no final da temporada”, escreveu Romain, atualmente na Haas.

Já na Force India, Sergio Perez elogiou o rival e fez votos a respeito do futuro na carreira. “Que prazer compartilhar estes anos nas pistas contigo. Você é grande, Fer. Todo o sucesso em sua próxima etapa da vida”, publicou o mexicano no Twitter.

Reconhecimento entre categorias

Nas redes sociais, a Fórmula 1 também divulgou uma mensagem em vídeo, mas gravada pelo próprio Fernando Alonso. Em um relato chamado “Carta para meu jovem eu”, o espanhol apresenta tudo que viveu na categoria máxima do automobilismo mundial.

“Caro Fernando, há algumas coisas que você deveria saber antes de entrar no mundo da Fórmula 1. Então, aqui vão algumas dicas.”

“A primeira é que você vai conhecer algumas pessoas incríveis. Elas serão as melhores do mundo em seus trabalhos, e você vai aprender um monte de coisas com essas pessoas. Não apenas pelo lado técnico, pelo lado profissional, mas também pelo lado humano, e eu acho que será uma jornada fantástica da qual você terá aproveitar cada minuto.”

“Você também irá encontrar alguns dos mais poderosos homens da Fórmula 1. Vai encontrar Bernie Ecclestone, Flavio Briatore, Ron Dennis, Stefano Domenicali, Luca di Montezemolo. Todos eles têm personalidades diferentes, têm suas próprias visões, suas próprias filosofias, mas todos eles estão lá apenas para te ajudar e para fazer de você um piloto melhor, e também uma pessoa melhor.”

“Então, você deve aproveitar cada minuto, porque a Fórmula 1 é um mundo muito diferente. Você experimentará coisas incríveis correndo contra os melhores pilotos do mundo, nas melhores cidades, com as melhores equipes, com as melhores companhias, com os melhores patrocinadores. Você provavelmente não passará por nenhuma experiência como esta pelo resto da sua vida.”

“Outra coisa que tenho certeza de que você gostará de ouvir é que você se tornará bicampeão do mundo. Vai ganhar algumas corridas, vai correr pelas melhores equipes do mundo: Renault, McLaren, Ferrari. Serão quase cem vezes no pódio, e você trará muitos troféus para casa. Ao mesmo tempo, você construirá um museu com todos esses troféus, com todos os carros, e com todas as coisas que você colecionou de seus muitos anos no automobilismo.”

“Então, acho que é isso que você deveria saber antes de ir para a Fórmula 1.”

Enquanto isso, a conta do Indianapolis Motor Speedway aproveitou para fazer uma brincadeira. O circuito é palco das 500 Milhas de Indianápolis, disputada por Alonso em 2017, e a Fórmula Indy é um dos destinos mais cotados para o espanhol na próxima temporada.

“Mande-nos uma mensagem se quiser conversar”, publicou a conta do circuito de Indianápolis no Twitter.

A Nascar, por sua vez, também abriu as portas para que Alonso dispute no próximo ano as 500 Milhas de Daytona.

“Um novo desafio espera. Esperamos que você o aceite com prazer”, publicou a categoria no Twitter. Na mensagem, a Nascar envia um convite “formal”, no qual “solicita a honra de sua presença na Daytona 500”. A prova acontece em 17 de fevereiro de 2019.

Críticas a Fernando Alonso

Nem todo mundo, no entanto, dedicou elogios a Fernando Alonso no dia do anúncio de seu adeus à Fórmula 1. Campeão da categoria em 1979 pela Ferrari, o sul-africano Jody Scheckter vê o espanhol como uma figura “superestimada”.

“Acho que as pessoas superestimam ele. Um de seus problemas é que ele parece aborrecer equipes e todos ao redor. Não é assim que se vence um Campeonato Mundial”, disse Scheckter, segundo o site Motorsport.com.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Massa elogia Alonso, e campeão vê espanhol superestimado; veja reações - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Fórmula 1