Topo

Nem a McLaren consegue explicar por que o motor Honda aguentou teste

Imagem: AFP PHOTO / GREG BAKER

Julianne Cerasoli

Do UOL

19/04/2017 18h34

Os problemas com o sistema de recuperação de energia calorífica do motor Honda marcaram o final de semana da equipe McLaren no Bahrein. Porém, mesmo sem qualquer mudança significativa no equipamento, desapareceram de repente no último dos dois dias de testes realizados logo após a terceira etapa do campeonato. E nem a equipe sabe explicar por quê.

O belga Stoffel Vandoorne, que sequer participou da prova barenita depois de sofrer uma quebra de motor antes mesmo da largada, completou todo o programa estabelecido pela equipe para o último dia de testes, completando 81 voltas. O dia sem problemas surpreendeu até a própria McLaren depois que o primeiro dia fora seriamente comprometido por problemas de motor - o time só conseguiu fazer duas voltas de instalação  antes do motor quebrar.

“Se nós soubéssemos… esse é o problema, eu não sei [o porquê da diferença entre um dia e outro]”, disse o chefe da equipe, Eric Boullier.

“Tudo funcionou de forma perfeita. Até forçamos um pouco em termos de configurações, tentando usar a oportunidade, e tudo está funcionando. Esse foi um teste de verdade, fizemos tudo o que foi planejado e isso é muito bom.”

Como os motores Honda têm tido falhas desde os testes de pré-temporada, a McLaren tem operado com configurações mais conservadoras, deixando de usar toda a potência disponível para tentar chegar ao final das corridas. Porém, isso tem minado o desempenho do time, a ponto de Fernando Alonso dizer que nunca correu “com tão pouca potência na carreira”.

No teste, do qual o espanhol não participou por estar nos EUA iniciando sua preparação para participar das 500 Milhas de Indianápolis, em 28 de maio, a Honda fez alguns ajustes temporários, mas não era esperada uma melhora tão significativa.

“É muito difícil entender o que deu errado”, disse Boullier. “Obviamente trocamos o MGU-H e na terça de manhã ele já tinha quebrado de novo. Trocamos o motor e fizemos 17 voltas na terça, mas não achamos nada fisicamente errado no carro, então acho que será complicado para a Honda entender o que deu errado. Não tem havido uma causa comum”, explicou.

Os japoneses tinham anunciado que testariam algumas soluções para melhorar a confiabilidade do motor nesta semana, mas só é esperado que tais melhoras sejam usadas em um final de semana de corrida no GP da Espanha, dia 15 de maio, ou no Canadá, no início de junho.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Nem a McLaren consegue explicar por que o motor Honda aguentou teste - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Fórmula 1