Topo

Massa: Schumacher foi meu mestre; acho que deixou Ferrari para eu continuar

Felipe Massa ao lado de Schumacher em 2007 no GP da Espanha. Imagem: AP Photo/Daniel Ochoa de Olza

Do UOL, em São Paulo

19/11/2016 15h49

O piloto brasileiro Felipe Massa, que recentemente anunciou sua aposentadoria das corridas de Fórmula 1, afirmou que o piloto alemão Michael Schumacher foi seu mestre na categoria de automobilismo. O brasileiro diz também que acredita que o piloto alemão decidiu aposentar-se das corridas quando ambos estavam na Ferrari, em 2006, para que o brasileiro pudesse continuar na equipe.

"Em muitos sentidos ele foi meu mestre", afirma Massa em entrevista ao site oficial da Fórmula 1 publicado neste sábado (19). "Kimi [Räikkönen] tinha assinado um contrato com a Ferrari dois anos antes de começar a dirigir para eles, e o único meio de eu poder permanecer na Ferrari era o Michael aposentar-se. E ele fez isso, anunciou que ia parar em Monza em 2006. Ele provavelmente estava um pouco cansado, e talvez também estivesse pensando: Felipe está fazendo um bom trabalho, vamos dar a ele uma chance de ficar", afirma Massa.

O piloto brasileiro conta que foi por isso que também decidiu anunciar sua aposentadoria durante o Grande Prêmio de Monza agora, em 2016, e que Schumacher foi o parceiro de equipe de quem mais ficou amigo. "Foi uma relação bastante diferente da que tive com os outros companheiros de equipe", diz o brasileiro. "É claro que eu queria superá-lo, mas também o admirava e queria ser como ele. Por sua vez, Michael devia olhar para mim como aquele jovem que ele gostaria de ajudar."

Para Massa, Schumacher era ainda o piloto mais divertido da Fórmula 1. Ele lembrou quando os dois divertiam-se juntos na pista de provas da Ferrari na Itália e bebiam vodca juntos andando pelo circuito para espantar o frio. "Hora da diversão profissional", diz Massa sobre estes períodos.

Na entrevista, o brasileiro fala ainda da relação com outros parceiros de equipe, como Räikkönen, e da aposentadoria da principal categoria do automobilismo mundial. "Vai ser um alívio, estou disposto a deixar tudo para trás", diz Massa. "Talvez eu vá sentir falta de alguma coisa, mas vai ser um alívio. Ainda não sei como, mas com certeza vou continuar correndo."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Massa: Schumacher foi meu mestre; acho que deixou Ferrari para eu continuar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Fórmula 1