Massa fica de fora do top 10, mas se vê em vantagem na estratégia para GP
Julianne Cerasoli
Do UOL, em Monza (ITA)
03/09/2016 10h06
A primeira classificação de Felipe Massa depois do anúncio da aposentadoria ao final desta temporada não foi como planejado. O brasileiro teve dificuldades em preparar bem os pneus em sua última tentativa e acabou ficando a poucos centésimos de passar para a terceira e decisiva parte da classificação. Com isso, o piloto da Williams larga em 11º.
“Na última tentativa, tinha muito carro na minha frente e eu tive de ir muito devagar na minha preparação de volta e meu pneu acabou não aquecendo da mesma maneira que nas outras voltas”, explicou o brasileiro, que viu o companheiro Valtteri Bottas fazer o quinto melhor tempo na classificação. “Eu não tinha aderência desde o começo da volta. Então não melhorei o tempo na minha última volta.”
Massa, contudo, preferiu ver o lado positivo da definição do grid, uma vez que, largando em 11º, é o primeiro entre aqueles que podem escolher com qual pneu vão largar. No top 10, a não ser a dupla da Mercedes, que sai da primeira fila, todos os demais vão começar a prova com os supermacios e dificilmente vão conseguir fazer apenas uma parada, algo importante em um circuito no qual o tempo de perda nos boxes é um dos maiores na temporada.
“A única coisa boa de largar em 11º é poder escolher o pneu com que você vai largar, então vamos tentar escolher uma estratégia melhor que a dos outros”, disse Massa. “Vai ser bem difícil fazer só uma parada com esse calor. É claro que alguns carros vão tentar, mas não será algo fácil.”
Felipe Nasr também não teve a classificação que planejava. A exemplo de provas anteriores, o brasileiro teve problemas de perda de potência no motor e vai largar em 18º na corrida que começa às 9h da manhã do domingo, pelo horário de Brasília. “Vamos investigar. Infelizmente, na minha segunda tentativa, estava três décimos mais rápido, o que seria suficiente para entrar no Q2, mas o motor começou a falhar. É um problema que a gente vem tendo sempre que o clima está mais quente. Vamos tentar resolver isso para amanhã.”
22. Esteban OconFRA MRT-MercedesSem tempo