Topo

PlayStation ajudou piloto de 17 anos em sua estreia na Fórmula 1

Do UOL, em São Paulo

03/10/2014 09h07

Max Verstappen se tornou nesta sexta-feira o mais jovem piloto a competir oficialmente na Fórmula 1. Aos 17 anos e três dias de idade, o holandês disputou o primeiro treino livre do Grande Prêmio do Japão com a Toro Rosso, conquistando o 12º lugar. A estreia, porém, não assustou Verstappen, que se adequou à F-1 “treinando” no vídeo-game.

“Acho que a geração mais jovem cresce com isso, com botões (do volante), com essas coisas todas que você joga tantas vezes no PlayStation”, disse. “Então, você vê os botões – eles estão todos ali – e você se sente ali pela primeira vez”, acrescentou o holandês, já anunciado pela própria Toro Rosso como titular da escuderia para 2015.

O holandês, que deixou os karts em 2013 para disputar a Fórmula 3 europeia em 2014, conseguiu adiantar sua superlicença junto à FIA em setembro para poder estrear na F-1. Em seu primeiro treino em um Grande Prêmio, marcou 1min38s157, contra 1min37s714 de seu companheiro de equipe, o russo Daniil Kvyat, décimo colocado em Suzuka.

“Acho que não posso reclamar”, disse o jovem holandês, apesar do problema de motor que o tirou da pista no decorrer da sessão. “Eu não estava nem perto do meu limite. Pilotei de maneira segura, sem fazer loucuras. Para mim, o mais importante era dar voltas, me acostumar ao carro, me acostumar à pista – porque não é uma pista fácil. Mas, sim, quando eu vi o tempo na tela, fiquei feliz”, acrescentou.

Apesar das críticas pela escolha da Toro Rosso por um piloto pouco experiente, Verstappen afirmou que a adaptação à Fórmula 1 é complicada, independentemente da idade. “Acho que um carro de F-1 nunca é fácil de pilotar. Pelo menos, não é fácil para mim”, afirmou. “Não sei para os outros, mas vocês (jornalistas) podem perguntar a eles”, emendou o holandês, que testou pela primeira vez em um circuito com um carro da categoria em setembro, na Itália.

“O maior desafio foi me acostumar ao carro. É um pouco diferente do carro de 2012 (usado no teste de setembro). Os sistemas, os botões no volante… Foi novo para mim também, mas acho que foi tudo bem", analisou.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

PlayStation ajudou piloto de 17 anos em sua estreia na Fórmula 1 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Fórmula 1