Topo

Vettel vence em Interlagos e quebra recorde; Massa se despede em 7º

Do UOL, em São Paulo

24/11/2013 15h36

O piloto alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, venceu sem maiores esforços o GP de Interlagos, o último da temporada, e quebrou mais um recorde na Fórmula 1. O brasileiro Felipe Massa se despediu da Ferrari na sétima colocação na etapa brasileira.

Webber e Alonso completaram o pódio em Interlagos. Jenson Button obteve a melhor colocação da Mclaren na temporada ao ficar com a quarta colocação.

Com a vitória deste domingo, Vettel igualou o recorde de Michael Schumacher de número de vitórias na mesma temporada. Os dois alemães conquistaram 13 triunfos no mesmo ano; Vettel em 2013, em 19 GPs, e Schumacher em 2004, em 18 corridas.

Vettel ainda conseguiu igualar o recorde de triunfos consecutivos do italiano Alberto Ascari. Os dois agora venceram nove seguidas, mas o alemão conquistou este feito em apenas uma temporada.

Vale ressaltar que, no caso de Ascari, oficialmente o recorde foi de sete vitórias seguidas entre as temporadas de 1952 e 1953, pois o segundo GP do calendário de 1953 foi as 500 Milhas de Indianápolis.

Como os pilotos europeus não participavam da prova americana e Ascari venceu mais duas corridas depois, o italiano acabou reconhecido como vencedor de nove GPs consecutivos.

A corrida

Rosberg e Massa foram os destaques da largada. O piloto da Mercedes foi ousado e passou Vettel para ficar com a liderança. Já o brasileiro ultrapassou três rivais e pulou da nona para a sexta colocação.

As emoções ficaram apenas para a primeira volta, pois Vettel logo se recuperou da ultrapassagem, recuperou o primeiro posto de Rosberg e abriu distância na frente.

Massa fez uma boa corrida, mas foi atrapalhado pela punição que sofreu dos fiscais da prova. Ele foi penalizado por passar com os quatro pneus sobre a linha de entrada dos boxes. A penalização fez o brasileiro perder cinco posições: caiu do quarto, onde estava, e foi para o nono lugar, praticamente ficou sem chances de pódio.

Massa ainda tentou se recuperar na corrida e foi o primeiro a iniciar a segunda rodada de troca de pneus, quando mesmo com a ameaça de chuva na pista, ele optou por colocar pneus duros.

Webber, que fez a sua corrida de despedida, fez uma prova de qualidade que só não ficou mais destacada porque tinha Vettel na sua frente. Ele largou em quarto, mostrou competência para ultrapassar Alonso e Rosberg e até chegou a diminuir a diferença para o tetracampeão, mas não foi o suficiente para lhe tirar a liderança.

Classificação final

1. Sebastian Vettel (ALE) Red Bull 1h32min36s300.
2. Mark Webber (AUS) Red Bull a 10s452.
3. Fernando Alonso (ESP) Ferrari a 18s913.
4. Jenson Button (ING) Mclaren a 37s360.
5. Nico Rosberg (ALE) Mercedes a 39s048.
6. Sergio Pérez (MEX) Mclaren a 44s051.
7. Felipe Massa (BRA) Ferrari a 49s110.
8. Nico Hülkenberg (ALE) Sauber a 1min14s252.
9. Lewis Hamilton (ING) Mercedes a 1min22s903.
10. Daniel Ricciardo (AUS) Toro Rosso a 1 volta.
11. Paul di Resta (GBR) Force India a 1 volta.
12. Esteban Gutiérrez (MEX) Sauber a 1 volta.
13. Adrian Sutil (ALE) Force India a 1 volta.
14. Heikki Kovalainen (FIN) Lotus a 1 volta.
15. Jean-Éric Vergne (FRA) Toro Rosso a 1 volta.
16. Pastor Maldonado (VEN) Williams a 1 volta.
17. Jules Bianchi (FRA) Marussia a 2 voltas.
18. Giedo van der Garde (HOL) Caterham a 2 voltas.
19. Max Chilton (GBR) Marussia a 2 voltas.
20. Charles Pic (FRA) Caterham - abandonou
21. Valteri Bottas (FIN) Williams - abandonou
22. Romain Grosjean (FRA) Lotus - abandonou

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vettel vence em Interlagos e quebra recorde; Massa se despede em 7º - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Fórmula 1