Topo

"Guerra" Verstappen x Vettel e revolta de Alonso: frases do GP do Japão

Lewis Hamilton e Max Verstappen se divertem no pódio em Suzuka Imagem: Ng Han Guan/AP

Do UOL, em São Paulo

08/10/2018 04h00

Lewis Hamilton liderou de ponta a ponta, venceu o Grande Prêmio do Japão e ficou muito perto de garantir o pentacampeonato mundial de Fórmula 1. Mas a etapa de Suzuka, disputada na madrugada deste domingo (7), teve momentos de tensão e de polêmica que deram o que falar.

O maior deles foi protagonizado por Sebastian Vettel e Max Verstappen. Principal ameaça ao título do inglês da Mercedes, o alemão da Ferrari tentou ultrapassagem sobre o holandês da Red Bull na oitava volta, mas ambos se tocaram, e o tetracampeão se deu mal, caindo para penúltimo. Após a corrida, veio a pergunta natural: quem foi o culpado? Um responsabilizou o outro.

Já o quase aposentado Fernando Alonso mostrou que não vai sentir muita falta da Fórmula 1, uma vez que detonou a categoria após levar punição da organização – o piloto espanhol da McLaren cortou caminho após escapar em disputa com Lance Stroll, da Williams. Quem também ficou bastante irritado foi Charles Leclerc, da Sauber. O motivo? O “sempre estúpido” Kevin Magnussen, da Haas.

Mas a corrida em Suzuka não teve só controvérsias, com o virtual campeão Hamilton e o australiano Daniel Ricciardo dando boas demonstrações de alegria - o primeiro por mais uma vitória e o segundo por uma excelente prova de recuperação.

Veja as frases que marcaram o GP do Japão:

  • Imagem: Toru Hanai/Reuters
    Imagem: Toru Hanai/Reuters

    Toma lá...

    A "guerra" entre Verstappen e Vettel começou ainda no sábado, quando o holandês sugeriu após o treino classificatório que as chances de o alemão ser campeão já tinham acabado. "Batalha pelo título? Não tenho certeza de que isso ainda está acontecendo", afirmou. Fato é que a missão de Vettel se tornou ainda mais complicada na corrida de domingo, depois que ambos colidiram na oitava volta e o piloto da Ferrari despencou para a penúltima colocação. Para Verstappen, tudo por culpa do rival. "Naquela curva não é possível ultrapassar. Até dei espaço a ele, mas ele mergulhou no meu carro", afirmou, acrescentando que o rival "poderia ter sido mais cuidadoso". Leia mais

  • Imagem: Toru Takahashi/AP
    Imagem: Toru Takahashi/AP

    Dá cá...

    Vettel, que ainda conseguiria ficar em sexto, fez uma análise bem diferente. Para ele, a culpa foi de Verstappen. Teve até uma crítica a uma suposta maneira, digamos, agressiva com a qual o holandês defende a posição. “Eu estava me esforçando, mas não estava desesperado para passá-lo. (...) Senti que estávamos mais rápidos. A lacuna estava lá, mas, assim que ele me viu, obviamente ele se defendeu. Mas eu tinha a parte interior. Na minha opinião, assim que ele percebe que alguém está próximo, ele tenta empurrar quando não deveria empurrar mais". Leia mais

  • Imagem: Behrouz Mehri/AFP
    Imagem: Behrouz Mehri/AFP

    Alonso inconformado

    O bicampeão mundial mais uma vez sofreu com a pouca competitividade da McLaren e ainda se irritou com os comissários, que aplicaram cinco segundos de punição depois que ele ganhou a posição de Lance Stroll, da Williams, passando por fora da pista. "É difícil entender a decisão, mas, você sabe, isso mostra o quão ruim a Fórmula 1 é. (...) Você está freando do lado de fora na última curva. Um cara não te vê e vem te pedir desculpas, e você recebe uma penalidade. É uma vergonha", desabafou Alonso, que terminou o GP do Japão em 14º e se despede da categoria no fim do ano. Leia mais

  • Imagem: Issei Kato/AFP
    Imagem: Issei Kato/AFP

    Leclerc ataca

    Futuro piloto da Ferrari, o monegasco da Sauber ficou irritado com Kevin Magnussen, da Haas – ambos se chocaram no início da corrida. "Magnussen é e sempre será um estúpido", afirmou, em conversa pelo rádio com a equipe e reproduzida pela emissora britânica "BBC". Depois da prova, em entrevista ao site "Autosport", Leclerc manteve a ofensiva. "Estou no meu primeiro ano na Fórmula 1 e com certeza Kevin é o piloto com quem mais tive problemas. (...) Não sei por que ele não recebeu uma punição pelo que fez hoje".

  • Imagem: Issei Kato/AFP
    Imagem: Issei Kato/AFP

    Recuperação

    Daniel Ricciardo era só alegria. Depois de sofrer com problema no motor no treino classificatório e largar da 15ª colocação, o australiano da Red Bull concluiu o GP do Japão em quarto e foi eleito o "piloto do dia" em votação promovida pela Fórmula 1 nas redes sociais. "Sabia que poderia passar alguns carros, mas pensar no quarto lugar seria bem otimista para hoje, até para o chefe de equipe", comemorou o piloto, que a partir da próxima temporada vai correr pela Renault.

  • Imagem: Ng Han Guan/AP
    Imagem: Ng Han Guan/AP

    Quase lá

    Com 67 pontos de vantagem para Vettel a quatro etapas do fim da temporada, Lewis Hamilton evitou projetar a conquista do título antecipado na próxima prova, dia 21, nos Estados Unidos. "Temos que dar um passo de cada vez", disse o inglês da Mercedes, que passeou em Suzuka, liderando do começo ao fim. "Cada segundo foi muito divertido. Naturalmente estou muito feliz. O final de semana inteiro do nosso time foi incrivelmente forte e conquistamos uma ótima dobradinha. (...) Esta é a melhor pista do mundo. Não sei por qual razão eles não fazem mais pistas como esta". Leia mais

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

"Guerra" Verstappen x Vettel e revolta de Alonso: frases do GP do Japão - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Fórmula 1