Topo

Falha com anéis, mascotes gigantes e belas imagens marcam abertura em Sochi

Do UOL, em São Paulo

07/02/2014 15h32Atualizada em 07/02/2014 18h55

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi, na Rússia, foi encerrada nesta sexta-feira (7) sem o registro de protestos no Estádio Olímpico de Fisht. Uma falha logo no início, com os anéis olímpicos, produziu uma das imagens mais marcantes: o símbolo foi desabrochando aos poucos no centro do estádio, mas um dos anéis permaneceu recolhido.

Mas a presença dos três mascotes gigantes da Olimpíada – um urso, uma lebre e um leopardo – no meio do estádio e as belas performances de música e dança que tradicionalmente são apresentadas nas aberturas de Jogos também foram destaques da festa.

A cerimônia foi precedida por uma listagem de acontecimentos e personalidades marcantes da história russa. A queima de fogos e uma contagem regressiva nas arquibancadas deu início à festa em si, cujo conceito seria a cerimônia vista a partir dos olhos de uma menina chamada “Lubov”, palavra que significa amor.

A criança apareceu e “sobrevoou” o estádio, como se estivesse sendo carregada por uma pipa, que simbolizava uma viagem pelas diferentes regiões da Rússia. O país é o mais extenso do mundo, com cerca de 17 milhões de km².

Após a execução do hino russo – entoado de forma imponente por um coral –, começou o desfile dos atletas, que entraram a partir de um acesso especial no centro do gramado, ao contrário da tradicional entrada pelas laterais dos estádios olímpicos.

O que chamou a atenção foi a utilização do alfabeto cirílico, típico do país, que causou algumas diferenças na ordem de entrada das delegações. Os anfitriões russos foram os últimos a desfilar.

Apesar do frio de 6ºC, os atletas da delegação de Bermuda, como é tradição, desfilaram de shorts. Já os poucos competidores de Ilhas Cayman abusaram ainda mais, usando bermudas e chinelos.

CONHEÇA OS BRASILEIROS QUE VÃO COMPETIR EM SOCHI

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Falha com anéis, mascotes gigantes e belas imagens marcam abertura em Sochi - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte