Topo

Após confissão de doping, Lance Armstrong diz que quer voltar a competir no ciclismo

Ex-ciclista Lance Armstrong durante entrevista à apresentadora Oprah Winfrey Imagem: (AP Photo/Courtesy of Harpo Studios/George Burns

Do UOL, em São Paulo*

19/01/2013 00h05

Nesta sexta-feira, o programa Oprah's Next Chapter, da rede OWN, exibiu a segunda parte da entrevista exclusiva com Lance Armstrong, na qual o americano admitiu que estava dopado durante a conquista de seus sete títulos da Volta da França. Ciente da repercussão de sua confissão, o ex-ciclista afirmou que se sente humilhado e que tem vontade de competir novamente.

“É claro que me sinto (em desgraça). Mas também me sinto humilhado, me sinto envergonhado. É algo horrível”, declarou.

"Se você me perguntar se quero competir de novo, eu diria que sim. Não na Volta da França, mas existem outras competições por aí. Eu amo a sensação de estar com as pessoas. É por isso que estou fazendo isso (a confissão). E talvez não seja a frase mais popular que eu possa dizer, mas eu acho que mereço isso", avaliou o ex-atleta.

De acordo com Armstrong, o pior momento para ele desde que as acusações de doping ganharam força foi ter de sair da Livestrong, organização que ele presidia e que combatia o câncer. O americano sofreu com a doença em 1996, três anos antes de ser campeão da Volta da França pela primeira vez.

“Foi o momento mais humilhante. Primeiro, por ter de sair da presidência. Mas não era o bastante para as pessoas que nos apoiaram. Semanas depois, veio a outra ligação: ‘você precisa considerar se afastar’. E eu tive de pensar muito nisso. A fundação era como um filho para mim. Tomar essa decisão foi algo grande”, contou. 

VÍDEO MOSTRA ENTREVISTAS EM QUE LANCE ARMSTRONG NEGA DOPING

“Não fui obrigado a sair, mas fui alertado a respeito da pressão que a organização sofreria. Foi a melhor coisa para a organização. Mas foi muito doloroso”, completou, ressaltando que a decisão final de sair foi sua.

O ex-ciclista pediu desculpas às pessoas que compraram as pulseiras da Livestrong e que acreditaram em sua inocência e se comprometeu a tentar reparar os danos que causou ocultando o doping.

“Digo que entendo sua raiva, seu sentimento de traição. Vocês me apoiaram sempre, por todo esse tempo, e eu menti para vocês. Peço desculpas. Estou comprometido a tentar reparar os danos”, disse.

* Atualizada à 01h02

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Após confissão de doping, Lance Armstrong diz que quer voltar a competir no ciclismo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte