Topo

Top 5: Entenda como Fabiana Murer cresceu desde Pequim e virou campeã mundial

Fabiana Murer se estica para evitar o sarrafo durante a final do salto com vara em Daegu Imagem: Lee Jin-man/AP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

30/08/2011 13h55

Em 2008, Fabiana Murer chamou a atenção durante os Jogos Olímpicos de Pequim quando perdeu algumas de suas varas na final e desabou em lágrimas por conta da frustração. A imagem chorosa e frágil ficou para trás. Campeã mundial nesta terça-feira em Daegu, na Coreia do Sul, ela mudou sua imagem desde então e chegou aonde queria.

Veja, na lista abaixo, como ela conseguiu essa evolução:

ENTENDA COMO FABIANA MELHOROU DESDE PEQUIM E VIROU CAMPEÃ MUNDIAL

Clique para acessar conteúdo externo

Postura
Em Pequim, Fabiana viveu um drama quando algumas de suas varas sumiram durante a final da sua prova, no estádio Ninho de Pássaro. A atleta se descontrolou, ficou visivelmente irritada e chorou muito. A falta de concentração após o imprevisto foi crucial no seu desempenho. Desde então, ela passou a se controlar mais, com frieza. Uma postura diferente daquela demonstrada na China.
Ajuda de luxo
Fabiana Murer já conta com o auxílio de Vitaly Petrov desde 2001. O russo já treinou Sergei Bubka e era o tutor de Yelena Isinbayeva. A brasileira diz que “reaprendeu a saltar” quando conheceu a filosofia de Petrov. Só que desde 2008 a relação se intensificou. As clínicas dele no Brasil e suas idas à Europa tornaram-se constantes, até pelo fim da parceria do russo com Isibayeva. Nesta terça, Petrov estava na arquibancada ao lado de Élson Miranda, seu técnico “oficial”.

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Nova técnica
Já experiente, Fabiana teve de aprimorar sua técnica para atingir metas maiores. No ano passado, após vencer o mundial indoor em Doha, no Qatar, ela revelou que, por influência de Vitaly Petrov, ia começar a mudar detalhes de seu salto. Ela mexeu em coisas simples como a posição de sua mão esquerda no início da corrida.
Queda das rivais
A concorrência também ajudou Fabiana Murer, inegavelmente. Além de Isibayeva, dominante no salto com vara até o Mundial de 2009, em Berlim, outras também caíram. A russa chegou a se afastar temporariamente do atletismo, mudou de técnico e ainda não voltou à velha forma. A polonesa Anna Rogowska, a norte-americana Jennifer Suhr e a russa Svetlana Feofanova também não estão na sua melhor forma e abriram caminho para a brasileira conquistar seu título em Daegu.

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Conquistas e confiança
Depois de anos como coadjuvante das maiores estrelas de sua prova, Fabiana Murer assumiu a condição de protagonista. No ano passado, ela inaugurou sua galeria de grandes títulos com o mundial indoor, batendo algumas de suas principais rivais. No fim de 2010, ainda venceu a Liga de Diamante, que compila resultados de etapas divididas ao longo de todo o ano. As conquistas deram mais confiança à brasileira, que entrou com status de favorita em Daegu, na Coreia do Sul.

 

CONFIRA O SALTO QUE DEU O OURO A FABIANA MURER NO MUNDIAL DE DAEGU

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Top 5: Entenda como Fabiana Murer cresceu desde Pequim e virou campeã mundial - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte