Topo

Projeto distribui 50 toneladas de comida para quem precisa no Recife

Projeto tem alcançado dezenas de comunidades vulneráveis da região metropolitana do Recife Imagem: Divulgação

Ed Rodrigues

Colaboração para Ecoa, do Recife

25/07/2022 06h00

Criado como opção de combate à fome, um projeto no Recife apostou na tecnologia para ofertar doações de refeições diariamente e já distribuiu 50 toneladas de alimentos. O movimento Fome de Tudo usa um sistema de rastreamento de doações que garante a transparência no processo. O grupo usa tecnologia desde o cadastro das instituições que necessitam de ajuda até o acompanhamento das operações entre empresas alimentícias, que fazem doações.

A Ecoa, a organização do projeto explica que as doações são direcionadas às entidades cadastradas no sistema. Esse direcionamento funciona da seguinte forma: primeiro as empresas doadoras e as entidades recebedoras precisam se cadastrar no app. Em seguida, as doadoras podem anunciar na ferramenta o que pretendem disponibilizar (200 cestas básicas, por exemplo). Daí para frente, a equipe do Fome de Tudo entra em ação para identificar a oferta, verificar quais entidades cadastradas precisam daquelas doações específicas e distribuir os alimentos entre elas.

Relacionadas

Com a possibilidade de anunciar suas intenções de doação no aplicativo, as empresas evitam que produtos que estão perto do seu vencimento, e que precisam ser consumidos em um prazo não muito longo, sejam desperdiçados.

"Em um país onde 33 milhões de pessoas passam fome, são necessárias iniciativas diversificadas para atender uma grande massa populacional que está em insegurança alimentar no campo e no contexto urbano", disse Rafael Araújo, diretor do projeto.

Refeições mais nutritivas

O trabalho do Fome de Tudo tem alcançado dezenas de comunidades vulneráveis da região metropolitana do Recife, por meio de uma rede de projetos sociais que capilariza a doação de alimentos, em especial de produtos hortifruti, complementando as refeições produzidas por esses projetos parceiros e deixando-as mais nutritivas.

Úrsula Corona, idealizadora do projeto, conta que o desperdício e a escassez de alimentos são coisas que sempre a incomodaram. "Comecei a fazer ações sociais ainda criança com meus pais e amigas de infância. Tinha sete anos quando organizei a primeira campanha com apoio dos meus pais, que sempre trouxeram o olhar social para a minha educação", ressaltou.

App rastreia em especial de produtos hortifruti, que complementam as refeições doadas Imagem: Divulgação

"Com o passar do tempo, observava o desperdício e a escassez e o pensamento sempre era desafiado em sonhar com pontes e soluções para equilibrar essa realidade", acrescentou. O movimento Fome de Tudo nasceu dessa reflexão.

Doação transparente

O modelo ajuda na prevenção de perdas para empresas do setor de alimentos, que podem oferecer à doação estoques excedentes ou ociosos, evitando o desperdício de produtos. O projeto trabalha para criar um sistema honesto e eficiente para empresas doadoras e entidades que ajudam pessoas em vulnerabilidade.

Às empresas doadoras, Fome de Tudo garante transparência nas doações, com todo o monitoramento da operação de entrega dos alimentos. Já às entidades que recebem o apoio, garante um fluxo estável de doações.

Tanto as empresas doadoras, quanto as entidades recebedoras, após cadastro no app, passam por processo de validação das informações legais, aponta Salvador Iglesias, diretor de tecnologia e inovação do projeto.

"Isso é importante para garantir que tudo ocorra de forma controlada, bem pensada e automatizada, tirando toda e qualquer preocupação das partes, com a certeza que vai dar tudo certo", disse o gestor.

No início, as empresas acham que estão apenas a ajudar, mas no momento que recebem o relatório, entendem a economia gerada no negócio ao evitar o desperdício. O projeto realiza certificação detalhada e personalizada em cada doadora.

Úrsula Corona acredita que, para acabar com a fome, é imprescindível zerar o desperdício. "Não sou eu sozinha. Somos um time. Sozinho ninguém faz nada. Sinto um agradecimento infinito por ter pessoas incríveis que embarcaram em um sonho pessoal e juntos despertamos um desejo coletivo em deixar esse legado desafiador. Estamos fazendo nossa parte neste mundo tão desigual, e o que nos deixa feliz é poder através de nossa ferramenta escalar esse modelo de parceria e atingir milhões de pessoas cada vez mais", disse Úrsula.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o perfil no Instagram. Para ajudar com doações, entre em contato pelos e-mails: contato@fomedetudo.com / ursula@fomedetudo.com

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Projeto distribui 50 toneladas de comida para quem precisa no Recife - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Iniciativas que inspiram