Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #62: Como a pandemia afetou de forma desigual as crianças pretas

De Ecoa, em São Paulo

01/01/2022 06h00

Um estudo feito pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal mostrou que o número de estudantes negros e indígenas sem atividade escolar corresponde ao triplo dos estudantes brancos. Neste episódio de Papo Preto, o apresentador Yago Rodrigues conversa com os pedagogos Eliana Mara e João Vitor sobre os efeitos da pandemia nas crianças negras.

Eliana diz que o fechamento das escolas afetou de forma muito desigual as crianças periféricas. "E as crianças pretas, que já sofrem isso há décadas. Enquanto um estudante da escola particular esteve durante quatro horas sentado em frente a um pc, os da escola pública não tinham nem de onde acessar as aulas" (a partir de 5:25 do arquivo acima).

Para João Vitor, precisamos encarar a pandemia como um aprendizado. "Precisamos olhar para o que aconteceu com bastante cuidado. A pandemia escancarou diferenças que já existiam, mostrou que não estamos no mesmo barco, que tem gente viajando de navio e nós estamos aqui de jangada. Temos que olhar com cuidado porque temos tendência a nos adaptar sempre (a partir de 19:58 do arquivo acima).

Relacionadas

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Papo Preto #62: Como a pandemia afetou de forma desigual as crianças pretas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Plural