Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Conversa de Portão #49: Avanços e desafios 20 anos depois de Durban

Do Ecoa, em São Paulo

03/10/2021 06h00

Cotas Raciais, Políticas Afirmativas e o termo "afrodescendente" são conceitos refletidos e disseminados na 3ª Conferência de Durban Contra o Racismo. O encontro realizado pela ONU, na África do Sul, está completando 20 anos e deixou um legado importante para a luta antirracismo do mundo.

Neste episódio de Conversa de Portão, Jéssica Moreira entrevista Edna Roland, a primeira mulher negra brasileira a ser relatora da ONU e também de Juliana Gonçalves, militante da Marcha das Mulheres Negras de SP, para explicar a importância dessa conferência.

Edna conta que, com o fim do apartheid foi possível que a conferência ampliasse o debate e estendesse as discussões para o combate de todos os tipos de racismo no mundo. Foi em Durban, por exemplo, que a escravidão foi reconhecida como crime contra a humanidade. "Para o Brasil foi muito forte o conceito de ação afirmativa, especialmente voltado para a temática da educação, que veio a partir da conferência" (a partir de 6:32 do arquivo acima).

Relacionadas

Juliana Gonçalves diz que embora não tivesse o mínimo de letramento racial na época e de não conhecer termos como ações afirmativas e reparação, ela buscou os movimentos negros para aprender. "A nossa luta vem de acúmulo. É um processo de legado, muita coisa veio antes, como a luta desses grupos na Conferência de Durban" (a partir de 23:37 do arquivo acima).

O momento atual do Brasil, para Edna, está colocando em risco conquistas de décadas. "Se tivermos a continuidade das forças políticas que estão no governo federal neste momento podemos contar que seremos golpeados e estaremos em risco enorme de perda dessas vitórias que tivemos no passado", alerta. "Nenhuma vitória é para sempre, não podemos dormir, nada é garantido para nós e para nossos descendentes" (a partir de 27:57 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conversa de Portão #49: Avanços e desafios 20 anos depois de Durban - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Plural