Casal usa Instagram para engajar amigos a fazer doações em Campinas-SP
Cleberson Santos
Colaboração para o Ecoa, em São Paulo
23/04/2021 06h00
Desde a universidade, o casal Jean Vitor e July Tikoski são estimulados a promover ações sociais em seus trabalhos acadêmicos. Por conta da pandemia, eles resgataram essa experiência para ajudar famílias na região de Campinas, interior de São Paulo.
Nasceu assim o Amigo da Quebrada, um perfil no Instagram onde Jean e July engajam amigos, familiares, vizinhos e colegas de trabalho a participar das campanhas de arrecadação. Criada há quatro meses, a página soma 155 seguidores.
Relacionadas
"São eles que contribuem, que compartilham as ideias e fazem tudo acontecer. Tentamos flexibilizar ao máximo a participação, para que cada um se sinta motivado a ajudar de alguma forma e alcançar nossos objetivos", conta July, que é estudante de nutrição.
Jean Vitor, o noivo dela, é formado em marketing. Esse conhecimento é usado para fazer o projeto atuar de forma estratégica. O casal desenvolve cada ação com base em três pilares: a identificação de uma necessidade, a criação de um plano e a aplicação prática.
"O intuito é mostrar que existem dificuldades que podem ser minimizadas de uma maneira simples e acessível. Conforme as possibilidades surgem, auxiliamos projetos e ONGs que já estão no combate a mais tempo e que nos direciona para algo mais assertivo", explica July.
A primeira campanha do Amigo de Quebrada arrecadou cerca de R$ 1.500 reais. O dinheiro foi usado para comprar presentes de Natal para mais de 120 crianças.
Em seguida, o casal lançou uma gincana com o objetivo de montar cestas básicas. Além deles, outros oito amigos se mobilizaram para conseguir doações, e a brincadeira iria premiar quem conseguisse mais alimentos. O resultado foi a arrecadação de 1,2 tonelada de alimentos, com os quais montaram cestas básicas para atender a 70 famílias.
"Projetos como o Amigo da Quebrada trazem esperança de que podemos passar pela pandemia, com união e muito amor ao próximo! Tem sido cada vez mais necessário que as pessoas se mobilizem por quem precisa. Quanto mais gente estiver disposta a fazer o bem por alguém, menores serão os impactos desse momento", acredita July.