Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab para Samsung e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL. Publicado em maio de 2023

Lixo eletrônico não é lixo

Entenda o programa de reciclagem de eletroeletrônicos da Samsung: Samsung Recicla

oferecido por Selo Publieditorial

Aquele notebook ou celular, que você não usa mais, e está há muito tempo parado tem um destino muito melhor do que fazer parte da decoração da sala da sua casa ou ocupar um espaço precioso no armário. A vida moderna trouxe uma infinidade de opções tecnológicas que fazem parte da rotina diária de qualquer residência. Até aí, tudo bem. A questão é quando alguns desses produtos precisam ser trocados. O que fazer com o antigo, hein?! Jogar no lixo comum não pode, é preciso reciclar. Mas onde e como? O Programa Samsung Recicla oferece o descarte correto e de graça para os eletroeletrônicos e eletrodomésticos de qualquer marca. A iniciativa ajuda a se livrar de vez do que não precisa mais, sem prejudicar o meio ambiente. Já pode ir pensando em como vai usar o espaço que vai sobrar por aí.

Saiba mais como contar com essa ajuda abaixo.

A Samsung coleta de graça e de outras marcas também?

É verdade. Ao descartar algum produto, você não precisa pagar nada por isso. Mesmo que o item seja de outro fabricante, a Samsung coleta do mesmo jeito. O programa de reciclagem da Samsung já existe desde 2017, mas agora tem novo nome: Samsung Recicla. São centenas de pontos de coleta que ajudam você a ter um compromisso ambiental.

O programa divide o chamado lixo eletrônico em dois tipos:

  • Produtos de pequeno e médio porte, como pilhas, baterias, celulares, tablet, acessórios, relógios, fones de ouvido, televisores abaixo de 40 de polegadas, impressoras, entre outros.

  • Produtos de grande porte, como refrigeradores, lavadoras, aparelhos de ar-condicionado, televisores acima de 40 polegadas, entre outros.

Como reciclar?

Você só precisa classificar de qual porte são os produtos que deseja descartar. Os produtos de pequeno e médio porte precisam ser levados aos mais de 350 pontos de coleta espalhados pelo país, são lojas oficiais da Samsung ou assistências técnicas. Basta entrar no site Samsung Recicla para encontrar o local mais próximo. Ah, não tem um ponto perto de você? Tudo bem, é possível enviar seus produtos pelos correios.

Já com o lixo eletrônico de grande porte é mais fácil, mesmo com o tamanho maior. Você não precisa se preocupar com o transporte. Basta entrar em contato por meio do Whatsapp da Samsung ou pelo Live Chat da Samsung, disponível 24 horas por dia, agendar a coleta e esperar em casa a retirada do produto. Acabou a desculpa para deixar aquela geladeira velha na garagem há anos.

O produto descartado no Samsung Recicla é sempre encaminhado para a Reciclagem, ou seja, não passa por manutenção para ser revendido.

O processo de reciclagem - começa com você

O processo é mesmo para produtos de pequeno, médio ou grande porte. A única diferença é o primeiro passo: produtos menores, é você quem leva para os centros de coleta; produtos maiores, a empresa de coleta vai até sua casa.

Depois do descarte, o lixo eletrônico é levado para uma empresa parceira da Samsung, devidamente licenciada pelos órgãos ambientais para o trabalho de triagem do material, desmontagem, trituração e separação de componentes. Aí, tudo o que for reciclável, é enviado para empresas que reutilizam esses materiais como matéria-prima em novos processos de fabricação. Já o que não permite a reciclagem é descartado segundo as melhores práticas de proteção ao meio ambiente.

Todos os resíduos eletrônicos precisam ser reciclados ou descartados com muito cuidado, tais dispositivos observam normas técnicas e podem conter substâncias em sua composição que são classificadas como perigosas, dentre as quais - mercúrio, chumbo e cádmio - que são consideradas nocivas ao meio ambiente e à saúde humana. Por isso o descarte correto é sempre a melhor solução!

Não é só uma atitude correta, é lei

A Lei Federal 12.305, de 2010, determinou a implantação da chamada logística reversa, ou seja, a destinação adequada dos produtos ao final da vida útil. A responsabilidade é de todos os envolvidos no processo, desde as empresas fabricantes até os consumidores. O desenvolvimento sustentável e a proteção ao meio ambiente são de responsabilidade de todos!

A Samsung e o meio ambiente

A Samsung há anos trabalha para contribuir para um planeta mais saudável. O programa Planet First (Primeiro, o Planeta) é um exemplo disso. Tanto no processo de descarte correto de lixo eletrônico, inclusive de outras marcas, quanto no compromisso de desenvolver novos produtos com baixo impacto ambiental, há o objetivo de construir um futuro mais sustentável.

Topo