Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.

Carbono neutro até 2050

Referência em sustentabilidade, Braskem assume compromisso para neutralizar suas emissões de carbono até 2050

oferecido por Selo Publieditorial

O mercado de produtos e serviços não é mais o mesmo - e isso é uma ótima notícia. Já não basta garantir lucros a investidores e acionistas; as empresas, hoje, precisam se preocupar ainda mais com o futuro do planeta, com o bem-estar de seus integrantes e parceiros e com a comunidade na qual está inserida.

Carteiras do mundo todo têm priorizado investimentos em empresas e indústrias que prevejam retorno em áreas como educação, meio ambiente e saúde. Pesquisa da KPMG com 135 gestores das maiores carteiras de investimento de 13 países, divulgada em fevereiro deste ano, confirma a tendência. Dos 135 gestores entrevistados, 86% disseram que aceitariam um retorno menor caso o investimento fosse feito em uma companhia que privilegie a sustentabilidade.

E a pandemia do novo coronavírus fortaleceu ainda mais essa tendência. Boas práticas empresariais, incluindo filantropia, tratamento dos colaboradores e respeito aos clientes, ficaram mais evidentes neste período e terão reflexo nos ativos. O novo coronavírus também colocou em evidência a importância de estimar - e combater - impactos ambientais de forma transparente.

Na Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas, nada disso é novidade. Desde seu nascimento, em 2002, a empresa está comprometida em encontrar soluções para um futuro mais sustentável. Em 2009, foi lançado o primeiro conjunto de metas de longo prazo para 2020. Dentre os resultados obtidos, a Braskem conseguiu reduzir sua emissão de gases de efeito estufa em 20% e a geração de resíduos em mais de 60% na última década. , E agora a multinacional assume seu novo conjunto de metas ainda mais ousadas, entre elas : neutralizar suas emissões de carbono até 2050.

De 2009 a 2020, a Braskem viabilizou o investimento do maior projeto de água de reuso industrial do hemisfério sul do planeta. Nos últimos onze anos, a Braskem também deixou de emitir 25 milhões de toneladas de CO2, o que equivale a plantar mais de 170 milhões de árvores, e tem a meta, até 2030, reduzir em 15% as emissões de gases de efeito estufa.

A Braskem, também desenvolveu há 10 anos o primeiro plástico verde feito a partir da cana-de-açúcar, o I'm greenTM bio-based. Hoje a empresa é a maior produtora de biopolímeros do mundo. O polietileno verde é usado em produtos de mais de 200 marcas no mundo. O portfólio I'm greenTM foi ampliado e agora conta também com matéria-prima de resina pós-consumo, , ou seja, plástico reciclado, chamado I'm greenTM recycled.

E vem muito mais por aí. Consciente de seu papel na criação de mudanças positivas que impactam as pessoas, a sociedade e o meio ambiente, aposta na economia circular para reforçar seu compromisso com a eliminação de resíduos plásticos e combate à mudança climática, mantendo o posto de protagonista e impulsionadora do desenvolvimento sustentável no setor químico.

As iniciativas da empresa para as próximas décadas estão alinhadas à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, e com o Acordo de Paris para o controle dos impactos das mudanças climáticas. Sua estratégia se concentra em sete áreas: Saúde e Segurança; Resultados Financeiros e Econômicos; Eliminação de Resíduos de Plástico; Combate às Mudanças Climáticas; Ecoeficiência Operacional; Responsabilidade Social e Direitos Humanos e Inovação Sustentável.

Topo