Topo

Série 6 conversível atrai todas as atenções na BMW

CLAUDIO DE SOUZA

Editor de UOL Carros<br>Em Detroit (EUA)

13/01/2011 23h39Atualizada em 14/01/2011 13h42

A BMW escolheu o Salão de Detroit para mostrar ao mundo as novidades da Série 1, que incluem a renovação do cupê e do conversível, além do inédito trabalho em conjunto com a divisão Motorsport, que agrega o cobiçado M ao nome do modelo -- no caso, a um Série 1 cupê. Mas a marca bávara também fez no salão norteamericano a estreia mundial do novo Série 6 conversível. E esse carro roubou a cena dos primos menores.

A ser lançado nos Estados Unidos até o final do primeiro semestre, já como modelo 2012, o BMW 650i Convertible promete entregar muito luxo e performance por um preço inicial de US$ 91.375 no mercado ianque (cerca de R$ 155 mil). É muito provável que o carro seja vendido no Brasil, onde seu preço em reais pode chegar ao triplo disso.

O 650i é um carro de porte respeitável: são nada menos que 4,9 metros de comprimento (7,4 cm mais que a geração anterior), garantindo um entre-eixos de 2,85 metros, típico de sedãs grandes que acolhem quatro pessoas com conforto e espaço de sala de estar. Apesar disso, o 650i conversível é um 2+2: o banco traseiro fica espremido entre os da frente e o terço final do carro. O pujante motor V8 de 4,4 litros e 400 cavalos acomodado sobre o longo capô dianteiro e o mecanismo do teto retrátil -- situado entre o banco traseiro e o porta-malas -- cobram seu preço.

O 650i traz um conjunto óptico com formas mais arredondadas que o usual da BMW, mas mantém as "auréolas" em torno dos quatro faróis para a iluminação diurna. O capô do motor, com quatro expressivos vincos, mergulha em direção à tradicional grade frontal seccionada. Embora o conjunto faça lembrar, por exemplo, modelos da Maserati, a identidade bávara foi mantida.

Atrás, as lanternas são uma variação do mesmo tema de outros carros da BMW, com as duas secções de cada lado adaptadas aos estreitamento da tampa do porta-malas. Respeitáveis saídas de escape cromadas ornam as extremidades do para-choques. Quem olhar o carro fora de uso jamais saberá disso, mas sob o emblema da marca na traseira fica escondida uma câmera de ré escamoteável (de série). Ao ser acionada, o emblema se move e permite a filmagem, que é transmitida para a ampla tela de 10 polegadas no interior. Tudo isso para não sujar a lente. Câmeras laterais instaladas nos retrovisores são opcionais, assim como o head-up display -- segundo a BMW, uma novidade em carros desse segmento.

Além do interior luxuoso, no qual o revestimento em couro dos bancos é só um detalhe, o BMW 650i tem a previsível enxurrada de equipamentos e sistemas de segurança e dirigibilidade, sendo que vale citar o Driving Dynamics Control, sistema semelhante ao de carros da Audi e que vem de série nesse conversível da rival. O sistema permite quatro diferentes ajustes de parâmetros dinâmicos, com as opções Comfort, Normal, Sport e Sport Plus. Os nomes são autoexplicativos do modo como cada uma ajusta amortecedores, assistência da direção e transmissão, entre outros itens.
 

Veja vídeo do BMW Série 6 conversível

VAMOS VOAR?
Dotado de transmissão manual de seis velocidades, mas podendo ser equipado com uma automática esportiva de oito (com trocas manuais atrás do volante, é claro), o 650i promete acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos. O número vale para os dois tipos de câmbio. A velocidade máxima do conversível é limitada eletronicamente a 250 km/h, como é de praxe em carros das marcas premium da Alemanha (esse é feito em Dingolfing, também berço das Séries 5 e 7).

Como nada é perfeito, o teto retrátil do Série 6 não é exatamente bonito. Em tecido preto, quando está levantado ele não casa bem -- e nem poderia -- com a carroceria quase plana do modelo. Trata-se um problema recorrente em conversíveis de teto "mole" que possuem espaço para bagagem (o porta-malas do 650i equivale ao de um sedã médio). A abertura do teto, acionada eletricamente, acontece em 19 segundos; e ele sobe e abriga os ocupantes em 24 segundos. A operação pode ser feita com o carro trafegando a até 40 km/h.

Viagem a convite da Anfavea

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Série 6 conversível atrai todas as atenções na BMW - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas de Carros