Melhor Picape

Prêmio UOL Carros 2018

Murilo Góes/UOL

VW Amarok V6: 225 pontos

Força bruta adianta tendência

Para quem faz questão da robustez de uma picape média e também quer desempenho, a Volkswagen Amarok V6, lançada no começo do ano, foi o destaque.

E para quem entende de mercado, também: o modelo adianta em um ano tendência que deve tomar conta do cenário em 2019, com motores mais fortes equipando picapes para uma pegada mais esportiva e tecnológica, até. Já foi o tempo em que os utilitários se valiam apenas de atributos como mecânica forte, bom espaço e ótima capacidade de carga -- itens que a Amarok também tem, mesmo tendo surgido recentemente no mundo. 

Equipada com motor turbodiesel de 3 litros, seis cilindros em "V", é capaz de render 225 cavalos de potência e 56,1 kgfm, aliados ao excelente gerenciamento do câmbio automático de oito velocidades, além da tração integral.

É um motor utilizado no SUV de luxo Audi Q7 -- ele conta com corrente no eixo de comando das válvulas no lugar da tradicional correia dentada, o que dispensa manutenção - fazendo sucesso no segmento de picapes. 

Com esse motor, a Amarok é o modelo mais potente e "torcudo" da categoria -- desbancando as arquirrivais Toyota Hilux e Chevrolet S10, que sempre brigaram para ter uma dessas alcunhas em anos anteriores.

E ainda é bem equipada: a Amarok V6 Highline, de R$ 192 mil, entrega ar-condicionado digital de duas zonas, bancos dianteiros elétricos, central multimídia e câmera de ré. Já a Amarok V6 Extreme, topo de linha, na faixa dos R$ 202 mil, acrescenta rodas de liga leve de 20 polegadas, santantônio integrado à caçamba na mesma cor da carroceria, faróis bi-xênom com LED, ABS off-road, frenagem automática pós-colisão, controles de estabilidade e de tração, controle de velocidade em descidas, assistente de partida em rampas, sistema de assistência à frenagem, bloqueio eletrônico do diferencial, ganchos de fixação Isofix, volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade, sensores de chuva e de luminosidade, ar-condicionado digital de duas zonas, bancos revestidos parcialmente em couro.

ler mais

Outros finalistas

  1. 2

    Toyota Hilux 2019: 148 pontos

    Picape média mais vendida do país, a Toyota Hilux foi atualizada no segundo semestre, com o lançamento da linha 2019. Nova grade frontal, para-choque redesenhado, recheio ampliado nas versões de trabalho, que passaram a sair de fábrica com iluminação diurna por LEDs,faróis com função "Follow Me Home" e bancos revestidos em material sintético, para facilitar a vida na hora da limpeza. Nas versões mais caras, só acerto fino. Nenhuma alteração quanto ao trem de força: 2.8 turbodiesel de 177 cv ou 2.7 flex de 163 cv, o que pode ter deixado a Hilux longe da vitória (até 2025, porém, haverá versão híbrida).

    Imagem: Divulgação
  2. 3

    Nissan Frontier 2019: 135 pontos

    Eleita a melhor picape no Prêmio UOL Carros 2017, a Nissan Frontier foi novamente finalista com a linha 2019, que passou a ser fabricada na Argentina, na cidade de Córdoba -- a anterior vinha do México. Infelizmente, porém, o lançamento tardio não causou ainda o efeito no mercado. A Frontier promete vir forte em 2019, com versatilidade: bom espaço da cabine, ótimo funcionamento do motor 2.3 biturbo diesel de 190 cv e 45,9 kgfm, câmbio automático de sete marchas. E cinco configurações diferentes, com equipamentos como "câmera 360 graus", detector de objetos em movimento, teto solar e Isofix.

    Imagem: Murilo Góes/UOL
  3. 4

    Chevrolet S10 Midnight: 108 pontos

    Dentre as finalistas, a Chevrolet S10 trouxe poucas mudanças para a gama, mas seguiu tendência para ficar entre os modelos mais vendidos da categoria -- perde somente para a Toyota Hilux entre as médias. A versão Midnight é baseada na configuração LT, com preço na faixa dos R$ 170 mil. Das rodas de liga leve de 18 polegadas ao emblema da "gravatinha", tudo é na cor preta. A parte mecânica traz o robusto 2.8 turbodiesel de 200 cv, com transmissão automática de seis marchas e 4x4 com reduzida. A lista de equipamentos inclui sensores de estacionamento e multimídia com Android Auto e Apple CarPlay.

    Imagem: Divulgação
  4. 5

    Fiat Toro Endurance: 104 pontos

    Lançada em 2016, a Toro logo fez sucesso com design arrojado, boa capacidade de carga, opções turbodiesel e com 4x4, além de porte intermediário entre compactas e médias. Mas também sofreu com poucas novidades em 2018. Destaque para a versão Endurance, para ampliar o acesso: preços a partir de R$ 92.990, motor 1.8 flex de 139 cv, mais câmbio automático de seis marchas e tração dianteira. Rodas de liga leve, rack de teto e retrovisores elétricos viram opcionais. Ainda assim, tem controles de estabilidade e tração, ar-condicionado, monitoramento da pressão dos pneus e posição de condução de SUV.

    Imagem: Murilo Góes/UOL

Prêmio UOL Carros 2018

Com a chancela de ser realizado pela equipe editorial da maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais, o Prêmio UOL Carros chega à segunda edição prestigiando, mais do que lançamentos do mercado automotivo brasileiro (em oito categorias, incluindo o "Destaque do Ano"), também projetos de mobilidade, ações de sustentabilidade e tecnologias que movimentaram o setor.

São oito categorias definidas pelo voto de júri especializado: "Destaque do Ano" (a principal categoria), "Sustentabilidade", "Mobilidade", "Melhor Tecnologia/Inovação", "Melhor Importado", Melhor SUV Nacional", "Melhor SUV Importado" e "Melhor Picape". Em cada categoria, são cinco finalistas.

O júri

Tendo a jornalista e apresentadora Millena Machado como mestre-de-cerimônias, o Prêmio UOL Carros 2018 reuniu ainda executivos, engenheiros e assessores das principais empresas do setor automotivo do país, diretores do UOL e grandes nomes do jornalismo especializado em automóveis. 

Altamente especializado, o júri que definiu o resultado da premiação é composto por nove jornalistas renomados do eixo Rio-SP e também do Nordeste. São eles: Eugênio Augusto Brito (jornalista, editor de UOL Carros, vencedor do prêmio SAE), Andre Deliberato (jornalista, engenheiro, editor-assistente de UOL Carros, vencedor do prêmio SAE), Leonardo Felix (repórter de UOL Carros, vencedor do prêmio SAE), Vitor Matsubara (repórter de UOL Carros), Murilo Góes (editor de imagens de UOL Carros), Joel Leite (colunista de UOL Carros, radialista, especialista em Meio Ambiente e Semiótica), Benê Gomes (jornalista, editor do programa Auto+), Jorge Moraes (jornalista, influenciador digital, editor do Diário de Pernambuco, apresentador, colunista da rádio CBN/PE) e Fernando Miragaya (jornalista, editor do Autorama Podcast, colaborador do UOL, ex-editor dos jornais Globo, Extra, Estadão).

Em cada categoria, os votos de cada jurado foram transformados em pontos, cuja soma e ranqueamento definiram vencedores e demais colocados.

Além disso, em ano de Salão do Automóvel de São Paulo, temos a escolha do "Destaque do Salão do Automóvel 2018". É uma categoria singular, por contar com o voto popular diretamente no estande de UOL Carros.

Ampliado e melhorado

André Vinicius, diretor executivo de Publicidade do UOL, ressalta o maior porte da premiação de 2018. 

"Estar fazendo o Prêmio UOL Carros com esta dimensão e grandiosidade e poder materializar a relevância de UOL Carros no setor automotivo, como principal veículo digital de produção de conteúdo do Brasil, é muito importante", afirmou.

Diretor de Conteúdo do UOL, Murilo Garavello apontou ainda os números recordes de audiência, que reiteram a liderança como maior empresa de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais, bem como de UOL Carros: "Neste mês [de outubro] tivemos recorde de audiência de UOL Carros, com eventos como o Salão do Automóvel, passando de 10 milhões de acesso no mês, e também batemos recorde incrível em outubro com a maior audiência da história do UOL, com 102 milhões de visitantes únicos".

Segundo o diretor, "é adequado que o Prêmio UOL Carros esteja deste tamanho e que próxima [edição do prêmio] seja bem maior".

Todos os vencedores

Os melhores do setor automotivo

Categorias do Prêmio UOL Carros

  • Destaque do Salão de SP

    McLaren Senna: carro de R$ 8 milhões é eleito pelo público

    Imagem: Murilo Góes/UOL
  • Sustentabilidade

    Vencedor: Toyota - Híbrido Flex: 196 pontos. 2º HPE/Mitsubishi - Pró Verde/Pró Brasil: 146. 3º FCA/Tamar: 138. 4º GM - Fábrica Verde de Gravataí (RS): 127. 5º Volkswagen - Gestão Energética de SBC (SP): 113.

    Imagem: Murilo Góes/UOL
  • Mobilidade

    Vencedor: Eletrovia Rio-SP: 182 pontos. 2º Eletrovia PR: 159. 3º Projeto Biomob: 148. 4º Ford Accessibility Mat: 125. 5º Eletropontos Volvo: 106.

    Imagem: Divulgação
  • Melhor Tecnologia/Inovação

    Vencedor: Volvo XC40, semi-autônomo mais barato do Brasil: 177 pontos. 2º Volkswagen Manual Cognitivo em aplicativo no celular: 145. 3º Renault K-Commerce, venda online do Kwid: 139. 4º Mercedes-Benz EQ Boost, motor com sistema "mild-hybrid" do novo Classe C: 130; 5º BMW i3 2019, carro elétrico remodelado: 129.

    Imagem: Murilo Góes/UOL
  • Melhor Picape

    Vencedora: Volkswagen Amarok V6: 225 pontos. 2º Toyota Hilux 2019: 148. 3º Nissan Frontier 2019: 135. 4º Chevrolet S10 Midnight: 108. 5º Fiat Toro Endurance: 104.

    Imagem: Murilo Góes/UOL
  • Melhor SUV Nacional

    Vencedor: Citroën C4 Cactus. Outros finalistas: Caoa Chery Tiggo 2; Ford Ecosport  Storm; Honda HR-V 2019; Jeep Renegade 2019.

    Imagem: Arte UOL
  • Melhor SUV Importado

    Vencedor: Volkswagen Tiguan  Allspace. Outros finalistas: Jaguar E-Pace; Lifan  X80; Mitsubishi Eclipse Cross; Porsche Cayenne.

    Imagem: Arte UOL
  • Melhor Importado

    Vencedor: Ford Mustang. Outros finalistas: BMW X2; Peugeot 5008; Volkswagen Jetta 2019; Volvo XC40.

    Imagem: Arte UOL
  • Destaque do Ano

    Vencedor: Toyota Yaris. Outros finalistas: Citroën C4 Cactus; Fiat Cronos; Ford Ka 2019; Volkswagen Virtus.

    Imagem: Arte UOL

Curtiu? Compartilhe.

Topo