Topo

VW quer atualizar sedã de luxo Phaeton, apesar de o mundo ser contra

Esse "Passatão" é o Phaeton, sedã de luxo da Volks que só vende bem na China Imagem: Divulgação

<br>Andreas Cremer

Em Berlim (Alemanha)

28/01/2015 09h30

Depois de a Volkswagen ter embarcado no grande movimento de corte de custos, especialistas da indústria estão surpresos com o planejamento da fabricante de gastar milhões de euros atualizando o sedã de luxo Phaeton, de 76 mil euros (R$ 220 mil, limpos).

Projeto de estimação do presidente do Conselho, Ferdinand Piech, o Phaeton nunca bateu a meta de vendas originalmente traçada pela Volks de 20 mil carros por ano. Analistas dizem que o sedã, que custou mais de 1 bilhão de euros para ser desenvolvido e lançado em 2002, deveria ser cortado.

Os planos parecem ainda mais desconcertantes para analistas após a marca ter se comprometido a fazer uma economia anual de 5 bilhões de euros em sua marca de carros de passageiros até 2017, para ganhar eficiência e reduzir a diferença em relação à líder mundial Toyota.

Ao anunciar o "programa de eficiência" em julho passado, o presidente-executivo, Martin Winterkorn, prometeu "ação dolorosa" para reviver a marca, que viu suas margens de lucro definharem devido a uma proliferação de modelos e peças.

Novo Phaeton seria construído sobre mesma base do novo Audi Q7 Imagem: Geoff Robins/AFP
MLB

Fontes da VW disseram à Reuters que a empresa está agora planejando uma versão mais avançada do Phaeton -- descrito pelo analista Max Warburton, da Bernstein, como um dos três "carros europeus mais deficitários dos tempos modernos".

A remodelação do Phaeton irá bater de frente com o plano de corte de custos do CEO, disse o analista Arndt Ellinghorst, da Evercore ISI, acrescentando que a mudança de produção do modelo para a plataforma modular MLB poderia custar até 650 milhões de euros. A MLB é a plataforma modular de motor longitudinal, usada em modelos grandes como Audi A5, A6, A7 e A8, Q5 e novo Q7, além de Porsche Macan e Cayenne.

A VW confirmou que estava planejando um sucessor para o Phaeton, mas se recusou a comentar detalhes ou custos. A empresa não divulga dados de vendas de marcas individuais, apenas os números de produção, que mostram que fabricou 5.812 Phaetons em 2013, segundo dados anuais públicos mais recentes.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

VW quer atualizar sedã de luxo Phaeton, apesar de o mundo ser contra - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas de Carros