Renault reduz perspectivas para o ano com queda nas vendas na Europa
A Renault reduziu suas previsões para o mercado interno e global após reportar queda de 1,9% nas vendas de veículos no primeiro semestre, sob o peso do recuo do mercado na Europa.
A Renault espera que o mercado francês vá diminuir 8% este ano, ante 5% anteriormente previstos, informou a companhia nesta sexta-feira. A empresa vê o mercado automobilístico global crescer 2% em 2012, ao invés de 3% na estimativa de abril.
As entregas da Renault no primeiro semestre caíram para 1,3 milhão de veículos ante 1,33 milhão de um ano antes, com a queda na Europa minando ganhos obtidos em outras regiões, disse a empresa em comunicado.
O grupo ainda tem como objetivo "vender mais veículos em todo o mundo em 2013 do que em 2012 e reconquistar participação de mercado na Europa", afirmou o vice-presidente de vendas, Jerome Stoll.
A fatia de 43,4% mantida pela montadora na Nissan e sua gama de veículos de entrada -- incluindo a marca de baixo custo Dacia -- protegeram a empresa do pior na recessão europeia. Em 2013, o mercado se encaminha para o sexto declínio anual e para a maior baixa em duas décadas.