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Jeep Renegade exportado pelo Brasil quase zera crash-test; veja o resultado

Do UOL, em São Paulo

05/07/2023 12h23

O Jeep Renegade teve um desempenho ruim em teste de impacto realizado pelo Latin NCap, entidade que realiza análises de segurança automotiva. O SUV recebeu apenas uma estrela entre cinco possíveis no crash test, divulgado hoje. Vale ressaltar, porém, que esta é a versão antiga com apenas dois airbags - feito no Brasil, mas que não é comercializado por aqui. A Stellantis, inclusive, afirma que o modelo já saiu de produção por aqui.

O que aconteceu

Renegade obtido no Panamá apresentou apenas 48,71% de proteção a ocupantes adultos, 66,71% a crianças, 45,32% a pedestres e vulneráveis das estradas e 55,81% para sistemas de assistência à segurança.

No impacto frontal, a cabeça da 'ocupante' de 18 meses entrou em contato com o banco dianteiro, causando perda de pontos. O impacto lateral mostrou boa proteção para o corpo, mas proteção marginal para a cabeça, provavelmente explicada pela falta de proteção lateral padrão.

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O impacto lateral não foi realizado, pois airbags de cortina laterais e laterais de corpo são opcionais para esse modelo. As tecnologias AEB e ADAS são oferecidas como opcionais, mas não cumprem os requisitos mínimos do Latin NCAP para serem avaliadas e pontuadas.

O Latin Ncap ainda criticou fortemente a Stellantis de utilizar resultados antigos obtidos em testes de seus produtos como se fossem atuais, já que os critérios se tornaram mais rígidos nos últimos anos.

É lamentável que a Stellantis esteja enganando os consumidores da região ao usar um resultado do Latin NCAP que simplesmente não pode ser aplicado ao Jeep Renegade recém-avaliado Stephan Brodziak, presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP

"A Stellantis deveria, pelo menos, retificar essa situação imediatamente e se oferecer para avaliar quaisquer melhorias de segurança no modelo. Considerando que o corpo humano é igualmente vulnerável a colisões em qualquer lugar do mundo, pedimos encarecidamente à marca que interrompa as práticas perniciosas de publicidade enganosa e padrões duplos de segurança veicular e que respeite os consumidores de toda a região, fornecendo o mesmo nível mínimo de proteção em todos os mercados em que comercializa o Jeep Renegade", completou.

Em comunicado, a Stellantis criticou o teste realizado pelo Latin NCap e reafirmou que o modelo avaliado não é mais produzido na fábrica de Goiana (PE).

O Jeep Renegade produzido no Brasil traz de série, desde as versões mais básicas, seis airbags, alerta de manutenção de faixa, detector de fadiga e frenagem autônoma de emergência, o que o torna um dos veículos mais completos do segmento em equipamentos de segurança. Só estes equipamentos já distanciam por completo o Renegade comercializado no Brasil daquela unidade testada, que sequer é mais produzida. A Stellantis reforça o compromisso na evolução constante da segurança em seus produtos e comercializa modelos com a mais severa exigência de engenharia, qualidade e homologações.

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