Topo

Pior GPS do mundo põe seu carro na mão de bandidos e até sua vida em risco

Imagem: Reprodução

Julio Cabral

Do UOL, em São Paulo

24/07/2022 04h00Atualizada em 24/07/2022 08h03

Os sistemas de navegação por GPS estão mais precisos do que nunca. A tecnologia alimenta aplicativos de smartphone, multimídias e funcionam para quase qualquer tipo de transporte. No entanto, toda essa confiança foi quebrada por um navegador, localizador e bloqueador chinês, segundo reportagem do site Gizmodo. O pior: o aparelhinho é vendido abertamente no Brasil.

Chamado de MiCODUS MV720, o aparelho é fabricado pela companhia chinesa de mesmo nome. Foram encontradas seis vulnerabilidades de software, todas podem colocar motoristas e passageiros em perigo se forem mal exploradas. O problema maior é o fato de todos os MiCODUS usarem uma senha geral que pode ser quebrada e, assim, permitir que um hacker faça o login no servidor remoto da empresa.

O criminoso pode enviar novos comandos ao GPS via SMS, além de coletar dados de localização e rotas, desarmar o alarme e cortar o combustível do motor enquanto o carro está em movimento, o que pode resultar em um acidente grave.

O grande problema para os brasileiros é que o equipamento é vendido no Brasil em sites como o Mercado Livre e Americanas. Os preços variam de R$ 160 a R$ 200, mas dá para encontrar o dispositivo no AliExpress por bem menos.

As falhas foram descobertas pela firma de segurança digital BitSight em conjunto com a agência de CISA (Cybersecurity and Infrastructure Security Agency)

Ainda segundo o Gizmodo, a MiCODUS ainda não soltou nenhuma atualização de segurança. A BitSight afirma que a base de programas instalados chega a 1,5 milhão e envolve 420 mil consumidores. A empresa norte-americana de segurança diz também que o navegador é mais utilizado no México, Costa Rica e El Salvador.

De acordo com o relatório publicado pela BitSight, um hacker poderia cortar o combustível de uma frota inteira de veículos comerciais ou de emergência. Também é possível o monitoramento do caminho e parar o veículo em lugares perigosos. Um mau caminho.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pior GPS do mundo põe seu carro na mão de bandidos e até sua vida em risco - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Meu carro