Novo Toyota SW4: veja prós e contras diante de Trailblazer e Pajero Sport
Resumo da notícia
- Renovado, SUV da Toyota encara Pajero Sport e Trailblazer
- Motorização 2.8 turbodiesel ganhou melhorias e agora entrega 204 cv
- Carro tem alerta de colisão e frenagem autônoma de emergência
A Toyota apresentou na noite de ontem (24) o novo SW4. Com visual repaginado e mais itens de segurança, o SUV também vem para o Brasil com melhorias na motorização 2.8 turbodiesel.
São essas as armas do modelo para consolidar sua liderança na categoria, que também conta com nomes de peso, como Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Pajero Sport.
Relacionadas
Design
A marca japonesa atualizou o design do SW4. Na frente, os faróis ficaram mais finos e a grade dianteira é mais larga. Atrás, apenas as lentes das lanternas foram modificadas.
Apesar de sutis, as mudanças deixaram o modelo mais atraente e vieram em boa hora. Isso porque os dois concorrentes também foram reestilizados recentemente.
Enquanto o Trailblazer traz o mesmo estilo da picape S10, o Pajero Sport incorporou a nova identidade visual da Mitsubishi na dianteira e ganhou lanternas menores na traseira.
Preço
O SW4 está à venda a partir de R$ 202.390 na versão SR Flex com cinco lugares e chega aos R$ 314.790 na configuração SRX turbodiesel para sete passageiros.
Já o Pajero Sport parte de R$ 299.990 na versão HPE e chega a salgados R$ 333.990 na configuração HPE-S.
O Trailblazer está à venda apenas na versão Premier, que é a mais barata do trio: R$ 280.800.
Motorização
As melhorias realizadas pela Toyota no SW4 seguem a receita da Hilux. Com alterações como uma nova turbina, o SUV agora entrega 204 cv e 50,9 kgfm.
O Trailblazer traz um 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 kgfm, ao passo que o Pajero Sport é movido por um 2.4 turbodiesel de 190 cv e 43,9 kgfm.
Segurança
Aqui temos um páreo duro. Na versão SRX, o SW4 agora vem com o pacote Toyota Safety Sense, que inclui itens como alerta de colisão frontal, sistema de frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo e assistente de permanência em faixa de rolagem. O SUV ainda sai de fábrica com 7 airbags, assistente de partida em rampas e controles de estabilidade e de tração.
Todos os equipamentos também estão presentes no Pajero Sport. O modelo da Mitsubishi oferece ainda sensor de pontos cegos, sistema de prevenção de aceleração involuntária e assistente de tráfego cruzado.
Menos completo, o Trailblazer oferece alerta de colisão frontal, sistema de frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa de rolagem e sensor de pontos cegos. O modelo da Chevrolet traz 6 airbags, um a menos do que os rivais. Em compensação, é o único dos SUVs com sistema de detecção de pedestres.
Itens de série
Comparando apenas as versões topo de gama, o SW4 SRX vem com itens exclusivos na categoria. Os bancos dianteiros possuem refrigeração e o sistema de som é da marca JBL e tem 10 alto-falantes.
O Pajero Sport é o único do trio a vir com teto solar elétrico, alerta de tráfego cruzado traseiro e sistema de prevenção de aceleração involuntária.
Por sua vez, o Trailblazer se destaca dos demais ao trazer internet 4G com Wi-Fi a bordo para até sete dispositivos móveis e o sistema de telemática OnStar.