Topo

Não é só Ferrari: coleção de filho de Saddam tem outros carrões 'perdidos'

Militar iraquiano posa com Ferrari Testarossa rosa que pertenceu a Uday Hussein após Saddam ser retirado do poder em 2003 Imagem: AFP

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

08/05/2020 04h00

A Ferrari F40 localizada há poucos dias em Erbil, no Iraque, após busca do youtuber britânico Scott Chivers, é apenas um dos muitos carros "perdidos" que pertenceram a Uday Hussein.

De acordo com relatos e publicações, o filho mais velho de Saddam Hussein tinha uma coleção de centenas de carros, que em algum momento chegou a mais de mil unidades.

Uday foi morto em julho de 2003 por tropas norte-americanas e seu pai, enforcado em dezembro de 2006.

Uma parcela do acervo estava guardada no palácio da família Hussein, bombardeado no fim de março de 2003.

Militar dos EUA posa ao lado de Porsche preto que foi de Uday; foto é de 2003 Imagem: Reprodução

Os carros de Uday incluíam modelos como Lamborghini LM002, o primeiro SUV da marca de esportivos italianos.

Também contava com uma Ferrari Testarossa com pintura rosa, um Porsche 911 preto, um Cadillac Fleetwood dos anos 1970 e um Rolls-Royce Silver Shadow de 1960.

Além destes carros, o filho do ex-ditador também mantinha um táxi londrino clássico e um Chevrolet Bel Air de 1955. Sem contar outras unidades de Rolls-Royces e diversos bugues.

Um dos Rolls-Royces da coleção; Uday tinha predileção pela marca britânica de luxo Imagem: Reprodução

Fotos e reportagens da época mostram que muitos dos veículos lá guardados foram destruídos e outros, simplesmente roubados pela população, que invadiu o prédio após o bombardeio.

Existem imagens de militares dos Estados Unidos e do Iraque posando ao lado de alguns dos carrões, logo após invadirem o prédio. Há quem diga que exemplares da coleção chegaram a ser enviados ao país da América do Norte.

Na ocasião, havia algo entre 60 e 80 veículos no palácio, supostamente muitos deles com a chave na ignição.

De acordo com relato de militares dos EUA, houve até quem tentou deixar o edifício, já em ruínas, dirigindo um Rolls-Royce - mas não conseguiu porque acabou a gasolina antes da fuga.

O raro e caro Lamborghini LM002 do filho de Saddam; este foi o 1º SUV da marca italiana Imagem: Reprodução

Soldados dos EUA relataram, inclusive, que tiveram de destruir alguns carros para montar uma barricada na entrada do palácio, na tentativa de conter a multidão que lá entrava em busca não apenas dos veículos, mas de outros itens valiosos da família Hussein.

Uma das joias destruídas foi o Bel Air de 1955.

Saddam mandou queimar carros

Os carros de Uday queimados a mando de Saddam em 1995 incluíam uma Ferrari Imagem: Reprodução

De acordo com o livro "O Prisioneiro em Seu Palácio", do autor Will Bardenwerper, uma parte da coleção já tinha sido destruída a mando do próprio Saddam após Uday matar a tiros várias pessoas durante um jantar, em 1995.

Os automóveis foram queimados.

Alguns anos antes, em 1988, Uday matou o assistente pessoal do pai e, por conta disso, chegou a ser temporariamente sentenciado à morte, para depois ser mandado embora do Iraque, de onde teria ficado afastado por alguns anos até retornar.

Não temos informação de quantos veículos sobreviveram e permanecem em solo iraquiano até hoje, tampouco em quais condições se encontram.

A F40 que Chivers, do canal 'Ratarossa', encontrou, continua em Erbil. O youtuber desistiu da compra por conta do alto preço pedido pelo proprietário atual - US$ 1,15 milhão ou R$ 6,72 milhões no câmbio de ontem - e também devido à falta de documentação.

Por esses mesmos motivos, a oficina Gas Monkey Garage, atração do canal Discovery Turbo, também desistiu da compra há cerca de quatro anos.

Um dos exemplares da F40, inclusive, está no Brasil.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Não é só Ferrari: coleção de filho de Saddam tem outros carrões 'perdidos' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.


Carro dos Famosos