Topo

Peugeot-Citröen compra Opel da GM e se torna segunda maior da Europa

Presidentes da PSA (Carlos Tavares) e GM (Mary Barra) formalizam venda da Opel Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/03/2017 11h04

PSA assume marca alemã por quase R$ 7 bilhões e vira 2ª da Europa

Monza, Vectra, Calibra, Kadett, Astra, Corsa, Zafira... qualquer brasileiro ligado em carros da Chevrolet até o começo dos anos 2000 sabe que os melhores exemplos da marca tinham origem na alemã Opel, que já foi a maior fabricante de carros da Europa. Pois esta parte da história é, definitivamente, passado. A General Motors, até então dona tanto de Chevrolet, quanto de Opel, decidiu vender a marca européia para o grupo francês PSA (Peugeot-Citroën).

Agora que Opel é da PSA, voltaremos a ver carros da marca no Brasil? Vote

Esse negócio, anunciado nesta segunda-feira (6), é uma vitória da PSA segundo analistas internacionais: deve se concretizar até o final do ano, mas o pagamento pode ser diluído a médio prazo, com parte dos 2,2 bilhões de euros (mais de R$ 7 bilhões) paga até dezembro, enquanto o restante vai acabar sendo diluído pelos lucros das empresas até 2022. E haverá lucros, uma vez que a compra prevê unificação tanto de projetos de novos carros, quanto da metade do banco de financiamentos da Opel (a outra metade será do banco BNP-Paribas).

Veja também

Pelos termos, a imprensa internacional aponta vitória da PSA que se consolida como segunda maior fabricante de automóveis da Europa, atrás apenas da Volkswagen.

Além de Peugeot e Citroën, a PSA passa a controlar Opel e sua contraparte britânica Vauxhall. Mas os franceses também assumem projetos elétricos desenvolvidos pelas duas marcas e também pela Holden (marca australiana da GM que também está em processo de fechamento de portas), bem como da união entre GM e Honda na Europa.

Com isso, quando e se a GM precisar usar alguma tecnologia oriunda de um desses projetos, terá de pagar pelo fornecimento à PSA.  

O que a GM ganha?

Como briga atualmente para ser uma das primeiras, ou até mesmo a primeira montadora no mundo, a GM corre para se desfazer de empresas com situação instável, como era o caso da Opel/Vauxhall, mas também é o caso da Holden e da própria Chevrolet na Europa.

Parte da estratégia está justamente no uso do dinheiro no fortalecimento da marca Chrevrolet nos mercados onde ela é forte (Américas do Norte, Central e do Sul) e na Ásia, sobretudo China -- destino preferido da GM atualmente (e que até pouco tempo atrás era explorada mais com a marca Buick).

Outro ponto está na compra de empresas de tecnologia para fortalecimento de divisões de carros autônomos e de serviços nos quais o consumidor usa, mas não compra o carro -- caso da Maven (marca da GM para compartilhamento de frotas) e do Lyft (rival do Uber). E isso é o que pode garantir a sobrevivência da GM em algumas décadas.

Dentro dessa estratégia, os deslizes da Opel (que a GM tenta vender desde 2004, sempre voltando atrás) não podiam mais ser tolerados. O lado ruim, segundo analistas, está na perda da "escola europeia" de carros pela GM e, claro, no final de uma história com tantos modelos de sucesso. (Com agências internacionais.)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Peugeot-Citröen compra Opel da GM e se torna segunda maior da Europa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas de Carros