Topo

Novo "clone" do BMW X6, Q8 mostra futuro da Audi; assista

Eugênio Augusto Brito (do UOL), com Benê Gomes (do Auto+)

De Detroit (EUA)

20/01/2017 08h00

Alguns analistas até apontam que a febre dos SUVs está com os dias contados... mas não é isso que percebemos percorrendo o pavilhão onde é realizado o Salão de Detroit, evento global que abre a temporada automotiva de 2017. Com exceção da Kia, todas as grandes marcas apostaram em algum modelo inédito para o segmento -- e algumas foram além, como a Audi.

Seguindo os passos da matriz Volkswagen, trouxe dois representantes de peso: até havia um cupê S5 conversível de nova geração no estande, mas os olhares se voltaram para a dupla de gigantes SQ5 (também em segunda geração, com 354 cavalos) e Q8 Concept. Muito dele pode ser visto no vídeo de Benê Gomes, editor do Programa Auto+ e parceiro de UOL Carros

Como já é praxe, apesar de ser um protótipo, o Q8 antecipa em praticamente tudo o modelo real que chegará às lojas de todo o mundo em 2018. Como também se tornou lugar-comum, explora uma seara que já funciona para outras marcas, sem inventar nada. No caso, falamos do segmento de Crossovers que gostariam de ser cupês esportivos.

Veja também

Por ter sido pioneira, a BMW ousou e se deu bem com seu X6 -- apesar de formas e força bestiais, próximas do desproporcional, o modelo vendeu muito e fez escola. Primeiro foi a rival Mercedes-Benz, com seu GLE Coupé. Agora é a Audi quem se inspira demais no X6 para fazer seu Q8: frente enorme (a grade com barras verticais e vincos profundos lembra a máscara do vilão Darth Vader de "Star Wars"), rodas gigantes... e aquele apêndice traseiro se destacando da coluna C, como uma espécie de rabo.

Ainda assim, Marc Lichte, chefe de design da Audi, afirma que seu carro é a personificação do "novo". E promete entregar o modelo mais tecnológico e luxuoso da marca. No conceito pintado em belo tom de azul, mini-emblemas de argolas sensíveis ao toque substituem as maçanetas das portas. Faróis mesclam LED e projetores de raio laser. Interior é amplo, mas prevê apenas quatro ocupantes.

Surpresa mesmo temos com painel de instrumentos e interface do motorista (todos os botões, comandos e área multimídia do console central): eles sumiram e foram substituídos por telas sensíveis ao toque, sensores de movimento e até projetor de holografia para uso de realidade aumentada. Claro, tudo isso combina com direção autônoma.

Só não é possível saber se o trem-de-força híbrido do conceito será mantido: provendo tração integral, gera um total de 449 cv e absurdos 71,3 kgfm de torque. O que a Audi promete é que, com este tipo de brutamontes, vai aumentar em até 50% sua participação no segmento. Ou seja: ainda veremos muitos SUVs nas ruas.

* Viagem a convite de General Motors e Nissan.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Novo "clone" do BMW X6, Q8 mostra futuro da Audi; assista - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Salão de Detroit